Na continuidade das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, a rede Camões em Moçambique realiza, no dia 20 de maio, entre as 9h00 e as 11h00 (de Moçambique) uma nova edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa. Estas Olimpíadas consistem na realização de uma prova online composta por questões que testam o conhecimento dos concorrentes sobre a morfologia, a sintaxe, a ortografia e o léxico da língua portuguesa e sobre temas de cultura geral. Através da sua realização, pretende-se promover uma postura reflexiva sobre a língua portuguesa, incentivar o conhecimento sobre os diferentes países da CPLP e as suas culturas, desenvolver competências de expressão escrita na língua oficial de Moçambique, assim como o gosto pela sua correta utilização. A participação nesta edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa está aberta aos estudantes moçambicanos de todos os níveis de ensino, através da seguinte ligação de acesso à prova:
https://forms.gle/83LJsYCfbjLBsGPR7
Os vencedores receberão prémios em material bibliográfico e de natureza cultural num valor total de 18.000,00 meticais, distribuídos pelos primeiros três classificados.
Para mais informações, consulte o regulamento.
REGULAMENTO
O regulamento das Olimpíadas da Língua Portuguesa visa apresentar a prova a realizar, os seus objetivos, as condições gerais de participação na mesma, a estrutura da prova, o seu público-alvo, a data e modo da sua realização, a composição da comissão organizadora, e, ainda, o processo de apuramento dos vencedores e os prémios que lhes serão atribuídos.
ARTIGO 1.º
Definição
- A Rede Camões em Moçambique realiza, no dia 20 de maio de 2023, uma edição online das Olimpíadas da Língua Portuguesa.
- As Olimpíadas da Língua Portuguesa consistem numa prova realizada online, composta por um questionário, que aborda questões morfológicas, sintáticas, ortográficas e lexicais da língua portuguesa, assim como temas de cultura geral.
ARTIGO 2.º
Objetivos
- As Olimpíadas da Língua Portuguesa têm como principal objetivo comemorar o dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa.
- As Olimpíadas da Língua Portuguesa pretendem: promover uma postura reflexiva sobre a língua portuguesa; incentivar o conhecimento de temas de âmbito cultural; desenvolver competências de expressão escrita na língua oficial de Moçambique, assim como o gosto pela sua utilização correta.
ARTIGO 3.º
Condições Gerais de Participação
- A participação nestas Olimpíadas da Língua Portuguesa está aberta aos estudantes moçambicanos de todos os níveis de ensino.
- Para efeitos de participação nas Olimpíadas da Língua Portuguesa, os candidatos assumem o compromisso de se submeter ao presente regulamento e às decisões da Comissão Organizadora.
- Os membros da Comissão Organizadora não podem participar neste concurso.
ARTIGO 4.º
Prova
- A prova é constituída por quarenta questões, distribuídas por nove grupos. O grupo um não é contabilizado para efeitos de cotação, porque se refere aos dados de identificação pessoal, o grupo dois integra questões de cultura geral, os grupos 3 a 7 incidem sobre questões de língua portuguesa, envolvendo as seguintes áreas: ortografia, morfologia, sintaxe, semântica e léxico; o oitavo grupo é relativo às expressões idiomáticas; o nono e último grupo é composto por questões de interpretação.
- A cada resposta correta será atribuído um ponto, sendo o valor máximo da prova de quarenta pontos.
- Nas questões de escolha múltipla, caso o concorrente indique mais do que uma opção ou caso não indique nenhuma, considera-se nula a resposta.
- A prova será realizada através do preenchimento de um questionário online, que estará disponível, no dia 20 de maio, a partir das 9 horas, na ligação https://forms.gle/83LJsYCfbjLBsGPR7
- Apenas serão aceites os questionários submetidos para avaliação até às 11 horas do dia 20 de maio.
ARTIGO 5.º
Público-alvo
- A prova é destinada ao seguinte público-alvo: estudantes moçambicanos de todos os níveis de ensino.
ARTIGO 6.º
Data e Modo de Realização
- As Olimpíadas da Língua Portuguesa serão realizadas no dia 20 de maio, das 9h00 às 11h00, online, através da ligação (link) fornecida no n.º 4 do art.º 4 deste regulamento e nas redes sociais do Centro Cultural Português em Maputo.
ARTIGO 7.º
Comissão Organizadora
- A comissão organizadora é composta pelos leitores do Camões, ICL em Moçambique.
- É da competência da comissão organizadora definir o número, o conteúdo e a forma das questões das Olimpíadas da Língua Portuguesa, assim como a resolução da prova, antes da sua aplicação.
- É ainda da competência dos membros da comissão: i) supervisionar a realização da prova; ii) garantir a afixação da lista dos vencedores; iii) implementar medidas em caso de fraude; iv) decidir sobre os casos omissos neste regulamento.
- As decisões da comissão organizadora são prevalecentes, não sendo possível, em qualquer circunstância, recorrer das mesmas.
ARTIGO 8.º
Apuramento dos Vencedores
- Cada questão respondida acertadamente vale 1 ponto.
- Vencerá o participante que tiver mais pontos acumulados, ou seja, que tiver acertado em mais questões.
- Em caso de empate, o fator de desempate será a hora de entrega da prova, vencendo o concorrente mais rápido.
- A lista dos vencedores será afixada na página de internet e nas redes sociais do Centro Cultural Português em Maputo
ARTIGO 9.º
Prémios
- Serão premiados os três primeiros classificados das Olimpíadas da Língua Portuguesa, com os seguintes prémios, em material bibliográfico e de natureza cultural:
1.1. O primeiro classificado receberá um prémio no valor de 8000.000 meticais.
1.2. O segundo classificado receberá um prémio no valor de 6000.000 meticais.
1.3. O terceiro classificado receberá um prémio no valor de 4.000 meticais.
9h00-11h00