A Biblioteca do Camões I.P. – Centro Cultural Português da Beira vai acolher a exposição de desenho “O sentido da Vida” do desenhista beirense Pedro Eugénio Cebola. A cerimónia de inauguração terá lugar no dia 29de agosto, às 18h.

“O sentido da Vida” desvenda a forma como o autor expressa os seus sentimentos através do desenho, deixando transparecer que tudo na vida constitui uma referência ou uma aprendizagem para si.

Ao apreciarmos os desenhos de Cebola, compreendemos os dois lados da Vida: a guerra, a fome, a desgraça e a dor que, por sua vez, confrontam a paz, o amor, o sorriso e a alegria.

“O sentido da Vida” consiste num repto que o desenhista nos lança ao convidar-nos a sentir a Vida, tal e qual como ele a sente.

A exposição, que estará patente até dia 23 de setembro, combina o estilo realista com o Animé e, ineditamente, com a Caricatura.

 

Biografia:

Pedro Eugénio Cebola nasceu a 05 de fevereiro de 2003, em Moçambique, na Província de Sofala, na cidade da Beira. Cebola começou a interessar-se pelo desenho logo em criança, mas, foi em 2019 que investiu mais na arte, aprendendo de forma autodidata, sozinho em casa, esboçando carros e figuras de desenhos animados. Natural e gradualmente, aventurou-se também no estilo bomba grafite e na Arquitetura, porém, é no Desenho Animado que encontra a sua identidade enquanto desenhista. Em 2022, influenciado pela mãe e pelos irmãos, enveredou pelo Desenho Realista a lápis grafite. Este ano, lançou-se no Desenho Realista Colorido e, pela primeira vez, vencendo a timidez, mostra os seus desenhos publicamente na Chiveve Expo Fair 23, uma Feira de Empreendedorismo, de Negócios e Tecnologias, onde recebeu muitos elogios e apoio.