A Editorial Fundza vai lançar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o livro Memórias em tempos de amnésia vol. I: uma campa em África, de Álvaro Vasconcelos, autor português que viveu em Moçambique durante vários anos.

Na cerimónia de lançamento, Memórias em tempos de amnésia terá comentários de José P. Castiano, Rita Chaves e Dany Wambire.

Além de lançar o livro, ainda neste mês de Setembro, Álvaro Vasconcelos vai participar na Feira do Livro da Beira, evento realizado na capital de Sofala pela Associação Kulemba.

Sobre o autor

Álvaro Manuel Ribeiro Garcia de Vasconcelos nasceu no Porto em 1944. É o fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI), do qual é, desde a fundação (1981), director do conselho gestor e diretor-geral. Atuou como Conselheiro Especial de Defesa e Relações Internas para o governo português e tem numerosas publicações sobre política internacional e europeia. É o autor e coeditor de diversos livros e artigos, notoriamente nas áreas de política de segurança e ordem mundial. Dentre as publicações estão Portugal: A European Story, La PESC: Ouvrir l'Europe au Monde, The European Union, Mercosul and the New World Order e A European Strategy for the Mediterranean. É colaborador da Western Europe Union (WEU), em que contribuiu com diversos Chaillot Papers. É colaborador da imprensa portuguesa escrita, falada e televisionada, sendo também frequentemente requisitado para falar à imprensa europeia. É frequentemente convidado como palestrante principal em conferências de universidades europeias e dos Estados Unidos. Como resultado de sua atuação na pesquisa, envolveu-se em projetos em rede nos âmbitos europeu e extraeuropeu, sendo membro do conselho da Trans European Policy Srudies Association (Tepsa) e do conselho diretivo da European Foreign Policy Research Network (Fornet). É coorganizador do Euro-Latin American Forum. Nos últimos anos, tem atuado na gestão de redes com enfoque na coordenação da EuroMeSCo, uma forte rede euro-mediterrânea de pesquisa em política de segurança e internacional.

17h30