No dia 21 de março, pelas 15h30, terá lugar um Recital de Guitarra Clássica com a exposição do repertório estudado pelo guitarrista Luís Machava durante os anos de estudo na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.
Pretende-se com esta iniciativa dar mais visibilidade à guitarra clássica como instrumento solista, o que ainda não é muito comum na arena musical moçambicana, mas também partilhar com o público as experiências musicais do guitarrista em concerto.
O Recital consistirá na interpretação de obras musicais, do período barroco ao contemporâneo, e arranjos do guitarrista clássico moçambicano Jaime Jemusse, que foi o mentor de Luís Machava. Será também um momento de apresentação de um breve historial da guitarra clássica, com a especificação de alguns aspetos técnicos particulares deste instrumento.
A entrada é livre.
Biografia do guitarrista:
Luís Julião Machava Júnior nasceu em 2001 na Cidade da Matola, província de Maputo. Músico, guitarrista clássico, compositor e estudante finalista da Licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Desde tenra idade foi apaixonado por música e em 2015 teve a sua primeira guitarra clássica com a qual aprendeu os primeiros acordes com os professores Arménio Felix Nhanengue e Filipe Tomás Novela, seus irmãos de fé. O professor Filipe Tomás Novela foi quem lhe despertou o interesse pela guitarra clássica e em 2017 foi integrante da terceira formação do Coral Marranata sob a direção dos Maestros Enoque Senda e Mauro Muhera. Durante esse período conheceu o guitarrista clássico e professor Jaime Jemusse com quem estudou e se preparou para o exame de admissão da Licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, tendo sido admitido e onde vem desenvolvendo e aprimorando a sua técnica guitarrista, sob orientação do professor Queirós Júlia. Participou em diversos recitais e audições de guitarra clássica na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, na Universidade Pedagógica, no Camões - Centro Cultural Português, no Instituto Guimarães Rosa e na Escola de Música Clave de Sol da Liberdade, em Maputo. Participou no Programa Erasmus + A.A. 2022/2023 entre a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane e o Conservatorio di Musica Statale di Agostino Steffani di Castelfranco – Veneto (Itália), realizando os cursos: Composição; Composição e Direção de Coro; e Composição de Música Contemporânea para Guitarra Clássica. Esta experiência permitiu relacionar-se com estudantes de diferentes origens e culturas musicais.
15h30