Vem aí a Temporada de Musica Clássica Xiquitsi 2024 com 2 grandes concertos públicos!
Obras de famosos compositores como E. Caruso, G. Caccini, W.A. Mozart, F. Lehár, R. Schumann, G. Bizet, G. Verdi, R.Rodgers e muitos outros, serão interpretadas pelos músicos convidados sul-africanos Jacobi de Villiers - Mezzo-soprano; Thobela Ntshanyana – Tenor, Vincent Shibambo - Barítono; Philippus Hugo - Piano e alunos Xiquitsi Cecília Mapanga - Soprano; Herminda Sucena- soprano e Hilário Vasco Manhiça- Barítono e o Coro Xiquitsi.
03 de maio, às 19h, no Centro Cultural Moçambique-China.
Bilhetes à venda por 500 mts na Galeria Kulungwana (terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 10h às 15h) e na galeria do Camões - Centro Cultural Português em Maputo (segunda a sexta-feira, das 9h às 17h), além de estarem à venda no dia 3 de maio no local do concerto, a partir das 10h.
Pode comprar o bilhete online aqui.
“Concerto Pais e Filhos”, a ter lugar no dia 04 de Maio às 11h, no Centro Cultural Moçambique-China, com entrada livre.
A Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana criou em 2013 o Xiquitsi, um projeto social de ensino coletivo de música, dirigido a crianças e jovens entre 6 e os 25 anos. O Xiquitsi tem duas vertentes principais de ação: a formação de orquestras e coros de Moçambique e a realização das Temporadas de Música Clássica.
Além de objetivos culturais e de desenvolvimento artístico, o projeto Xiquitsi tem propósitos sociais claros: a inserção social bem como a capacitação profissional de jovens e crianças. Os alunos são maioritariamente provenientes de camadas sociais menos favorecidas que têm, através do Xiquitsi, acesso livre e gratuito ao ensino de música, apoio na alimentação e transporte.
Após 10 anos de existência, o Xiquitsi é hoje um elemento incontornável no cenário da música clássica na cidade de Maputo e no país, tendo expandido a experiência com o projeto Cantate nas províncias de Nampula (cidade de Nampula, Lumbo e Ilha de Moçambique) e de Cabo Delgado (Pemba).