A Editorial Fundza vai lançar, às 18 horas do dia 23 de Maio, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, os livros Unidos pelo destino, de Larsan Mendes, e Orera, de Hélder Tsemba.

O romance Unidos pelo destino, de Larsan Mendes, é uma história de amor impossível entre a Camila e Mateus, demonstrando-se que nem sempre somos amados pelas pessoas que amamos. Camila ama Mateus, mas este ama a Matemo.

Quanto ao livro Orera, de Hélder Tsemba, é um hino à beleza natural moçambicana, representada pela mulher macua, que faz arte no seu rosto e maquia-se com um belo sorriso de marfim. A obra é do género infanto-juvenil.

Unidos pelo destino e Orera são livros seleccionados na segunda chamada literária da Editorial Fundza, que tem contribuído para revelar novas vozes literárias à escala nacional.

No Camões, o livro de Larsan Mendes será apresentado pelo jornalista Ivandro Sigaval. Já o livro de Hélder Tsemba será apresentado pelo jornalista Ergimino Mucale.

Sobre os autores

Larsan Mendes é pseudónimo de Néusia da Larsane Abílio Pelembe. Nasceu a 9 de Dezembro de 1995, em Bilene-Macia, na Província de Gaza. É formada em Engenharia de Petróleo e Gás, pela Universidade de Mineração de São-Petersburgo, na Rússia. As suas histórias são baseadas na vida em geral, no que acontece no dia-a-dia, nos seus sonhos e no que imagina. Em 2019, teve menção honrosa na terceira edição do prémio literário Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM)/ Eugénio Lisboa, com a obra – O amor que há em ti. Em 2022, venceu o concurso de crónicas FLIB com o texto intitulado “Entre irmãos”.

Hélder Tsemba, nascido em 1991, na cidade de Maputo, é escritor, pensador e revisor literário, licenciado em filosofia e jornalismo multimídia. Escreve artigos filosóficos para O País, Zambeze, Notícias e Magazine. É coautor do livro infantil Éfula, a menina que estudava às escondidas. Trabalha, atualmente, como criativo numa agência de criatividade.