No dia 27 de junho, às 17h30, Marco Lole de Andrade apresenta a 2.ª edição do livro “Te amo mecanicamente”, no Centro Cultural Português da Beira.
Marco de Andrade, em "Te amo mecanicamente", entrelaça versos e experiências, criando um intrincado sistema poético e revelando os acoplamentos emocionais, as correias que conectam os sentimentos e os eixos que movimentam as relações humanas.
O livro, que tem a chancela da Associação do Clube do Livro da Beira, será apresentado por Alberto Zimata Mapime e comentado por Diodino da Fonseca.
Marco João Lole de Andrade nasceu a 01 de janeiro de 1995 na cidade da Beira. Formado em Mecânica Geral pelo Instituto Industrial e Comercial da Beira, foi formador de cursos profissionais pela ESSOR em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), a extinta INEFP - Sofala. Participou nos concursos FESTBEIRA, edição de 2017, e no Show dos Bairros, edição de 2018, na categoria de declamação de poesia, tendo conquistado uma das melhores posições.
Alberto Zimata Mapime é pesquisador, bibliotecário, escritor e ativista cultural. Exerce as suas funções na Administração Pública, no ARPAC, I.P. - Instituto de Investigação Sociocultural - Delegação Provincial de Sofala. Zimata Mapime tem obras e artigos científicos publicados em revistas e no Jornal Diário de Moçambique. É Formado em Ciências Documentais e Sociologia. Atualmente, frequenta o curso de mestrado em Teologia no Instituto Teológico Gamaliel no Brasil.
Diodino da Fonseca é de Quelimane, natural de Maquival. Tem formação em Contabilidade Geral. Possui a licenciatura em Linguística pela Faculdade de Letras da UEM, é membro do Clube do Livro da Beira e é formador de professores de ensino bilingue. No centro de estudos africanos da UEM, fundou o Núcleo dos Estudantes de Linguística Bantu. A sua criação consta da antologia “Gritamos por Cabo Delgado” (2023). Atualmente, é colaborador do MINEDH – Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.