Celebrando 10 Anos Xiquitsi, na 2ª série da Temporada de Música 2023, o pianista e compositor Júlio Resende, os cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono) apresentam ALMO.

Esta experiência cativante para os amantes da música realiza-se  dia 21 de julho, pelas 19horas, no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel.

ALMO & Júlio Resende apresentam um conceito único e inovador, onde a excelência da capacidade criativa e de improvisador do pianista e compositor Júlio Resende se une ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono). Numa simbiose perfeita entre o jazz, a improvisação e o canto, juntos procuram uma sonoridade diferenciadora que faça jus à essência do Fado e do Cancioneiro Português, sem estar exclusiva e intrinsecamente ligada à estética jazzística e lírica.

ALMO, que deriva do Latim “almus” (um adjetivo que poeticamente qualifica o que cuida; o que cria; criador), dá nome à “viagem” que os dois cantores decidiram trilhar, num caminho de liberdade à procura do espaço para redescobrir a alma do Fado e do Cancioneiro Português. E não vão sozinhos nesta aventura de criação. É com as mãos do pianista Júlio Resende que cantam a essência da música portuguesa.

Júlio Resende é um pianista e compositor português.“O que Júlio Resende faz com o Fado lembra-me o que Keith Jarrett faz com os standards do jazz.”, disse o “El País” (Espanha). Começou a tocar piano aos 4 anos, considerando-o desde logo o seu “brinquedo favorito”. Resende é pioneiro de um género musical único e inovador, denominado “Fado-Jazz”. É um dos músicos portugueses mais reconhecidos internacionalmente, contando já com nove álbuns editados. As suas técnicas de improvisação são transversais à sua estética e articulam diferentes géneros musicais que passam pelo Jazz, Fado, Música Clássica - tem um dueto com a grande pianista Maria João Pires - e até pela Música Eletrónica. Em fevereiro de 2022 Júlio Resende lançou mundialmente o seu mais recente álbum “Fado Jazz” pela importante etiqueta ACT Music e tem vindo a receber as mais extraordinárias avaliações por parte de relevantes críticos especializados em todo o mundo.

Paulo Lapa: entusiasta da diversidade do mundo operático, assume nele as funções de cantor, encenador, produtor e educador. Dividiu a sua formação entre Portugal e os EUA, é Licenciado em Performance Vocal pela Universidade de Aveiro e, como bolseiro da fundação Voic Experience, frequentou o curso "New York - Opera as Drama". Nos EUA foi Director do Projeto Educativo e Coordenador das Atividades para desenvolvimento de novos públicos do Savannah Voice Festival, onde criou diversos programas para fomentar a ligação à ópera de centenas de jovens. Encenou as ópera La Traviata, Madama Butterfly, O Barbeiro de Sevilha, A Flauta Mágica, Orfeu nos Infernos, Pinóquio e os espetáculos Sheherazade de Ravel e Ri-te como Jacques. Cantou os papéis de Nemorino, Beppe, Aristée-Pluton, Dancairo e Monsieur Vogelsang. Foi Malaquias na estreia da ópera Mátria, no Teatro Nacional de S. Carlos interpretou Sampiero e foi coralista da Boston Lyric Opera. De regresso a Portugal fundou a Plateia Protagonista, uma associação dedicada à divulgação da música clássica e da ópera através de concertos e projetos sociais como o Ópera Oh que Seca e o Ópera Connosco, este último com o reconhecimento do Alto Patrocínio da Presidência da República.

Tiago Matos foi recentemente Guglielmo na ópera Così Fan Tutte de Mozart, no Coliseu do Porto, e o sargento Belcore em L’Elisir d’Amore de Donizetti. Participou também na estreia mundial de Mátria (Fernando Lapa e Eduarda Freitas), sendo Ti Raul e Padre Gusmão. Interpretou ainda as Songs, Drones and Refrains of Death de George Crumb com o Remix Ensemble e regressou ao Coliseu do Porto com a Orquestra Filarmonia das Beiras para apresentar El Retablo del Maese Pedro de Falla onde veste a pele de Don Quichotte. Com a Ópera Nacional de Paris, Tiago já foi, entre outros, Fiorello em Il Barbiere di Siviglia de Rossini, o protagonista de Don Giovanni de Mozart e, mais recentemente, o muito elogiado Frank em Die Fledermaus de J. Strauss. Entre outras interpretações, o destaque vai para Le Dancaïre e Moralès em Carmen de Bizet, L’Horloge Comtoise e Le Chat em L’Enfant et les Sortilèges de Ravel e Mercutio em Roméo et Juliette de Gounod.

BILHETES À VENDA AO PREÇO DE 500MT, A PARTIR DE TERÇA-FEIRA 18/07
PONTOS DE VENDA
Galeria Kulungwana: 10h – 17h
Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo : 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

19h00