A 2ª série de concertos da Temporada de Música Clássica Xiquitsi 2022 está marcada para os dias 15 e 16 de Julho.

Dia 15 de Julho às 19h00 - Noite Clássica no Cine Teatro Scala.
Dia 16 de Julho, Concerto Para Pais e Filhos, programado para o Centro Cultural Municipal –Ntsindya, às 16h00.

José de Eça, Mariana Carrilho e Xixel Langa são os convidados que irão participar nesta série de concertos do Xiquitsi.

JOSÉ DE EÇA - TENOR
José de Eça é solista(tenor) português. Frequentou o Curso Superior de Canto no Conservatório Superior de Música de Gaia. Atualmente trabalha com Douglas Susu Mago. As suas interpretações têm vindo a merecer grande sucesso junto do público o que o levou a apresentar-se não só em Portugal como também em Espanha, França, Itália, Etiópia, Zimbabwe, África do Sul, Chile, Irlanda, Brasil, China e Egipto.
Entre os pianistas e maestros com quem tem colaborado surgem nomes como: Jonathan Brandini, Francesco Cilluffo, Paule Grimaldi, Álvaro Teixeira Lopes, Adriano Jordão, Mário Mateus, José Eduardo Gomes, Luís Costa, Ángel González, Armando Vidal, entre outros.

MARIANA CARRILHO - MEZZO-SOPRANO

Mariana Carrilho é uma mezzo-soprano e artista plástica moçambicana reconhecida pela sua vivacidade em palco (Ópera Actual). Atualmente vive na Espanha. É licenciada e tem um mestrado em Canto com distinção no Conservatório Superior do Liceu (Barcelona) sob a tutela de Carmen Bustamante. É também licenciada em Artes Plásticas pela Universidade do Porto, onde também concluiu o seu percurso académico com distinção. Entre várias participações, esta temporada, interpretou El Amor Brujo e as Canções Populares Espanholas de Manuel de Falla nos Reencontros Musicais do Mediterrâneo (Córsega), no Vallirana Festival de Guitarra Clássica (Catalunha) e no IV Festival Internacional de Guitarra (Andorra) com a Orquestra de Guitarras de Barcelona.

XIXEL LANGA-SOLISTA

Xisseve Janett Hortêncio Ernesto Langa, mais conhecida por Xixel Langa, começou a sua carreira artística a solo em 2003, mas muito cedo teve uma passagem pela Escola Nacional de Dança. Considerada uma das artistas moçambicanas mais versáteis ou multifacetadas, Xixel tem-se apresentado nas mais diversas salas de concerto de Moçambique, Africa do Sul, Eswatini, Alemanha, França, India,Taiwan, Brasil e China. Em 2016 Xixel Langa lançou o seu primeiro disco “INSIDE ME”. A cantora já teve colaborações e apresentações públicas com várias bandas e músicos moçambicanas como os Timbila Muzimba, K10, Stewart Sukuma, TP50, Jimmy Dludlu, Ghorwane entre muitos outros. Na sua carreira ganhou o prémio “Revelação”, no Top Feminino 2004, e em 2005 ainda no mesmo concurso conquista o prémio “Melhor Voz”. Em 2017 ganhou o prémio “Melhor Voz” e em 2018 o prémio “Melhor Canção” no Ngoma Moçambique.