
A segunda edição da Semana LGBTQIA+ em Maputo, financiada pela União Europeia, acontecerá de 10 a 15 de Julho de 2023. Após o sucesso da primeira edição em 2022, que reuniu mais de 200 pessoas, tendo contado com intervenções de artistas de Moçambique, África do Sul, Brasil e Ilha Reunião.
A Semana LGBTQIA+ 2023, promete trazer maior inclusão, visibilidade e reflexão sobre os direitos humanos das pessoas LGBTQIA+. Esta edição será organizada pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano, Cooperação Espanhola, Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Camões – Centro Cultural Português, Fundação Fernando Leite Couto e Embaixada da Espanha, e com a produção da ULAYO - Plataforma Queer. O evento contará com uma diversidade de actividades culturais em vários locais da cidade de Maputo, de acesso totalmente gratuito.
A programação incluiu uma Mostra de Cinema, Mesa Redonda, Exposição e outras intervenções culturais, com destaque para a presença de Mercy Thokozane Minah, artista visual da África do Sul, e do encenador e ator moçambicano em ascensão David Almeida. A festa de encerramento também será marcada por um impressionante drag show protagonizado pela sul-africana Baba Ganoosh, além de uma colaboração musical entre os artistas Hélder Mendes, de Angola, e Radhja Ali, de Moçambique.
A Semana LGBTQIA+ em Maputo tem como objetivo promover a igualdade de direitos e sensibilizar para a inclusão social da comunidade LGBTQIA+. A sua relevância na luta por direitos igualitários torna este evento imperdível.