Os Centros de Língua Portuguesa – Camões de Nampula e da Beira, em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Rovuma e o Departamento de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Licungo, numa organização conjunta com a SóArte Media e a Associação IVERCA, promovem a realização das 3.as Oficinas de Jornalismo Cultural, a decorrer nas cidades de Nampula e da Beira.

Este evento surge na extensão do Seminário de Jornalismo Cultural, realizado no Camões – Centro Cultural Português em Maputo em junho do corrente ano. Instituindo-se como um espaço de partilha de saberes, experiências e ideias, assim como de reflexão e ação sobre o eixo que integra cultura e jornalismo e associa o jornalismo cultural às novas plataformas e tecnologias digitais, as 3.as Oficinas de Jornalismo Cultural têm como tema “O Jornalismo Cultural e a possibilidade de outras narrativas: como pensar uma pauta que sublima a ecologia de saberes”.

Nesse sentido, as 3.as Oficinas de Jornalismo Cultural organizar-se-ão em torno de 4 subtemas principais: i) o jornalismo cultural e os seus pressupostos; ii) o editor, o agendamento, a esfera pública e a cidadania; iii) a ecologia de saberes e o referencial cultural local; e iv) como sublimar a cultura local na aldeia global através dos media alternativos (multimédia). Retomando a finalidade do Seminário de Jornalismo Cultural, esta atividade, que se realiza em Nampula, no CLP Camões, entre os dias 18 e 22 de novembro, e entre os dias 25 e 29 do mesmo mês no CLP Camões na cidade da Beira, procura olhar para a cultura como “um motor de desenvolvimento, promoção da paz e a harmonia entre os povos, realçando o papel deste género jornalístico numa sociedade plural e na aldeia global em que hoje nos encontramos”.

Sobre o moderador/investigador:

Circle Langa, de nome oficial Sérgio Jeremias Langa, natural de Maputo, é comunicólogo, docente, investigador e artista plástico. É formado em Design Gráfico pela Escola Nacional de Artes Visuais (2003), licenciado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Pedagógica (2011), mestre em Jornalismo e Estudos Editoriais (2016) e, atualmente, doutorando em Educação na Universidade Eduardo Mondlane. Como artista realizou duas exposições individuais de pintura em Moçambique, uma no Centro Cultural Brasil-Moçambique em 2011 e a outra na Mediateca do BCI em 2016, tendo, ainda, participado em diversos intercâmbios culturais com artistas nacionais e estrangeiros. Colaborou como colunista em diversos jornais nacionais, contribuindo com artigos de opinião, especificamente nas áreas da cultura, arte, educação e comunicação, tendo, também, desempenhado funções como designer gráfico em agências nacionais e internacionais, o que o levou a criar a agência PIXEL.DS de produção de conteúdos em design e publicidade. É docente no  Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique, onde é, igualmente, Coordenador do curso de licenciatura em Multimédia, e na Escola Superior de Jornalismo, na qual é Diretor do curso de Publicidade e Marketing. Tem artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais, e lançou, em 2017, o seu primeiro livro sobre design e jornalismo.

Apoio:

Nampula Hotel de Montebelo Hotels & Resorts.

9h