A Associação Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM) responsável pela organização do KUGOMA - Fórum de Cinema Moçambique, na sua 13ª edição, de 29 de Agosto a 3 de Setembro, em Maputo, retoma as sessões presenciais, este ano no Centro Cultural Franco-moçambicano (CCFM), rooftop do Scala, Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), Museu Mafalala e Escola de Comunicação e Artes (ECA).
A programação completa pode ser consultada no website www.kugoma.org e nas redes sociais do festival e dos parceiros. O KUGOMA Escolas regressa, com uma programação para jovens, em parceria com o Festival Internacional de curta-metragem Clermont-Ferrand, na França e apoio do Conselho Municipal de Maputo, nas manhãs de 29, 30 e 31 de Agosto, no CCFM. Também na programação paralela, decorrem as Masterclasses e apresentações de Estudos sobre o setor, nos dias 30 e 31, no mesmo local, pela tarde, com a possibilidade de participação presencial ou via Zoom. Na ECA serão apresentados dois filmes realizados por pesquisadoras brasileiras em Moçambique, sobre teatro e com atores nacionais. A Sessão de Abertura oficial tem lugar na quinta-feira, dia 1 de Setembro, às 19h, na Sala Grande do CCFM, seguida de cocktail.
O filme que abre oficialmente o KUGOMA 2022 é “Nayola”, do realizador português José Miguel Ribeiro, em estreia nacional. Uma adaptação do texto dramático “A caixa preta” de Mia Couto e Agualusa, que repete no dia seguinte, na FFLC com a presença destes autores e do produtor executivo, Jorge António, de Angola. Já o habitual Cine-concerto acontece este ano a 2 de Setembro, às 21h, no CCFM e repete-se a 3, sábado, no Museu Mafalala, com uma homenagem ao filme documentário “Nanook of the North”, de Robert Flaherty que completa 100 anos dos eu lançamento. A banda sonora original, composta por Matchume Zango e Thobile será interpretada ao vivo. A programação geral inclui mais de três dezenas filmes de Portugal, Nigéria, África do Sul, Gana, Brasil, com especial destaque para o programa de Moçambique, Angola, Cabo Verde e para a atribuição dos Prémios Novos Autores Moçambique e PALOP, atribuído no último dia do festival, em direto no CCFM. Para encerrar um chill out com DJ, no Museu Mafalala, no dia 3 de Setembro.
Todas as sessões KUGOMA 2022 têm entrada livre.
O Camões - Centro Cultural Português em Maputo tem muito gosto em apoiar o festival Kugoma.