O Camões – Centro Cultural Português em Maputo, acolherá, na quinta-feira, 10 de setembro, às 17h00, a apresentação da reedição de três das mais emblemáticas obras do cartoonista moçambicano Sérgio Zimba: “Mafenha” (3.ª edição), “Riso pela Paz – Hlekane” (2.ª edição) e “Lágrimas de Riso – Tsakani” (2.ª edição), publicadas pela TPC Editora.
“Mafenha” nasce da rubrica “Coisas de Maputo”, publicada no jornal Domingo, e reúne cartoons já conhecidos do público, bem como alguns trabalhos inéditos.
Já “Riso pela Paz – Hlekane”, a primeira obra do autor, foi publicada após a assinatura dos Acordos Gerais de Paz de Roma, em 1992, e reflecte o sentimento de transição vivido pelo país. Através do humor, a obra apresenta uma forma de terapia e de aproximação entre antigos opositores, transmitindo uma mensagem de tolerância e convivência pacífica.
Por sua vez, “Lágrimas de Riso – Tsakani”, publicada dois anos depois, surge como uma continuidade crítica da obra anterior, voltando o olhar para as duras realidades do quotidiano, como o desemprego, a pobreza urbana e o aumento da criminalidade. A obra aborda ainda tabus sociais, como a prostituição e a infidelidade, sem deixar de retratar, com ironia, o impacto das políticas de mercado livre na nova dinâmica de classes em Maputo.
Para além da obra editorial, Sérgio Zimba tem uma longa trajectória de colaboração institucional, colocando a sátira ao serviço de campanhas de sensibilização e mobilização social em Moçambique. Entre os parceiros do seu trabalho contam-se a Electricidade de Moçambique (EDM), no combate ao roubo de energia e na promoção da eficiência energética; a Rede HOPEM (Homens Pela Mudança), em campanhas sobre direitos humanos, igualdade de género e prevenção da violência doméstica; o Banco de Moçambique, na campanha de educação financeira “Introdução do Metical da Nova Família” (2006/2007); e organizações de defesa dos direitos humanos, incluindo a adaptação ilustrada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2005.