O CLP/Camões em Nampula, em articulação com o Centro Cultural Português em Maputo, e a cooperação de diversos parceiros promove, entre os dias 28 e 31 de março, a apresentação do documentário moçambicano Djambo, no norte de Moçambique.
O filme Djambo, co-produzido pela CPLP e a Argus, vencedor do concurso DOCTV-CPLP (2016), pólo Moçambique, foi realizado por Chico Carneiro e Catarina Simão. Este documentário acompanha Carlos Jambo, um antigo fotógrafo-guerrilheiro, numa viagem de revisitação aos locais onde documentou a luta de libertação e o processo de reconstrução de Moçambique após a Independência. As suas fotografias e os encontros com as pessoas que partilharam a sua experiência de luta, são o fio condutor de uma viagem que revela o país em contraste com aquele que foi idealizado. Na estrada, por força de encontros inesperados, acaba por ser revelado o drama na vida de Djambo, que tão fatalmente está enredado no curso histórico do seu país.
Ilha de Moçambique I 28 de março I 18h00
Numa organização conjunta com o Museu da Ilha de Moçambique, o documentário será apresentado, com a participação da realizadora Catarina Simão, no MUSIM, no dia 28 de março, às 18h00.
A exibição seguir-se-á ao programa da inauguração do Posto de Informação Turística, no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, tendo como parceiros o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, a UCCLA e a FCSH da Universidade Lúrio.
Nampula I 30 de março I 15h00
Seguidamente, no dia 30 de março, pelas 15h00, o filme será exibido em Nampula, no Anfiteatro da Academia Militar, numa organização conjunta do CLP/Camões em Nampula e da Universidade Lúrio, com o apoio da Academia Militar e da Universidade Pedagógica, evento que contará com a presença da realizadora Catarina Simão.
Lichinga I 31 de março I 15h00
A apresentação do documentário moçambicano na cidade de Lichinga decorrerá no dia 31 de março, sábado, pelas 15h00, no Anfiteatro do Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane, instituição que se aliou à Universidade Pedagógica e ao CLP/Camões na dinamização deste evento na província do Niassa.