No âmbito do programa “Semana da Mulher”, coordenado pela Embaixada de França com o apoio da Embaixada de Portugal, do Camões – Centro Cultural Português e outras Instituições, (https://www.facebook.com/semanadamulher/), apresentamos a exibição do documentário Ama-san, da cineasta portuguesa Cláudia Varejão, que terá lugar no Centro Cultural Franco Moçambicano,no dia 18 de março( segunda-feira) , às 19h00.
Ama-San é um documentário realizado e escrito pela cineasta Cláudia Varejão e protagonizado por Mayumi Mitsuhashi, Masumi Shibahara e Matsumi Koiso. Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos seus pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o haliote. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San. O Filme foi vencedor da 14ª Edição do Prémio Melhor Filme de Competição Nacionalno DocLisboa (2016) ; Melhor Filme de Competição Internacional – Play-Doc 2017 – International Documentary Festival; Menção Especial na Competição de Documentários no Karlovy Vary Internacional Film Festival (2016); Menção Especial da Fundação Bellona no Message to Man International Film Festival (2016); Melhor Filme da Competição Internacional Pravo Ljudski Film Festival Sarajevo (2016) e Prémio Teenage – Porto / Post / Doc (2016). Duração: 112 minutos.
Nota Biográfica:
Cláudia Varejão nasceu no Porto (Portugal) e estudou cinema no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a German Film und Fernsehakademie Berlin, na Academia Internacional de Cinema de São Paulo Brasil e fotografia na AR.CO, em Lisboa. É autora da curta -metragem documental Falta-me/Wanting e da triologia de curtas-metragens de ficção Fim-de-semana/Weekend, Um dia Frio/Cold Day e Luz da Manhã/Morning Light. No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos é a sua estreia em longa-metragem.
19h00