No dia 17 de janeiro, às 10h, algumas associações locais, nacionais e internacionais irão reunir-se na Galeria do Centro Cultural Português da Beira, para discutirem o Associativismo Sem Fronteiras.

A ideia surgiu a partir da Cáritas Portuguesa da Cova da Piedade, Almada, em Portugal.  A Cáritas é uma confederação com enquadramento internacional que conta com mais de 165 organizações humanitárias da Igreja Católica, atuando em mais de duzentos países. Coletiva e individualmente, a sua missão consiste em trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.

De Portugal, chegam três membros constituídos pelo Padre José Pinheiro, pároco da Cova da Piedade (Portugal), presidente do Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro, com ações na Instituição no âmbito social, educacional e cultural e junto dos utentes do berçário até à terceira idade; por Salomé Branco, responsável pela Cáritas da Cova da Piedade e pela Instituição da Igreja Católica que desenvolve atividades de assistência caritativa aos mais desprotegidos; por fim, Cláudia Cotrim, membro de duas associações desportivas, no âmbito do Conselho Fiscal (área administrativa) e no âmbito do apoio na organização logística das atividades dos jovens desportistas.

A esta pequena comitiva, juntar-se-ão outras Associações entre as quais, a SOPROC, a Geração Saudável, a Vozes da Comunidade, a Jovens da Diferença, a kumbodji e a Anandjira, para partilharem experiências, traçarem objetivos comuns e, acima de tudo, darem-se a conhecer umas às outras.

A atividade está aberta a todas as associações sediadas na Beira.

10h00