A Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), através da sua plataforma de extensão universitária, ECArte-Comunicação, Arte e Sociedade, vai realizar no dia 13 de novembro do corrente ano, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, a partir das 09h00, a 3ªEdição do Colóquio Comunicação, Informação e Artes na Era Digital em Moçambique, que neste ano de 2019, vai refletir sobre O Próximo Futuro da Formação em Marketing em Moçambique: Desafios da Contemporaneidade.
A partir deste colóquio, a ECA-UEM pretende promover o debate sobre processos socioculturais, económicos e político globais e locais, que influenciam a formação em Marketing no país, em particular o enquadramento formativo da Escola de Comunicação e Artes da UEM no mercado do emprego no setor do Marketing e relações públicas, tomando em conta a sociedade de informação que a Era Digital nos proporciona e as expetativas que o mercado empregador demanda dos futuros profissionais neste campo do saber.
Neste colóquio será também objeto de reflexão os recursos digitais enquanto vetores fundamentais nos processos contemporâneos de criação, inovação, gestão e de relacionamento entre os vários atores sociais, numa articulação direta entre os provedores de serviços, consumidores e níveis de satisfação dos consumidores finais, bem como o modo com as instituições de formação neste domínio constituem um pilar importante no desenvolvimento de competências neste campo. As linhas de reflexão do colóquio seguem algumas linhas de questionamento a saber: quais as expetativas do mercado em relação aos novos marketeers que a academia coloca à sua disposição? Qual deve ser o posicionamento das instituições de formação perante os desafios atuais e futuros neste setor?
Para refletir sobre estas e outras questões, foram convidados os diretores de Marketing do BCI, Rogério Lam, da TMCEL, Nelson Júlio Chacha e da Heineken Moçambique, Filipa Neves, bem como os docentes Dionisio Bahule, do Instituto Superior de Comunicação e Imagem (ISCIM), e Khufene Mauele, da Universidade Pedagógica, e Rui Trindade, com representante do Festival Maputo Fast Forward.
O resultado das contribuições que sairão deste colóquio irá servir para iniciar o processo de reforma do curso de licenciatura em Marketing e Relações Públicas, de modo que o mesmo possa adequar-se às dinâmicas atuais e futuras, num momento em que a era digital que a sociedade da informação nos exige. O colóquio é aberto à comunidade académica em geral, agentes económicos públicos e privados que operam neste campo.
Esta iniciativa conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, TMCEL e Águas da Namaacha.
9h00