O TP50 realiza nos próximos dias 01 e 02 de abril na sala grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano, um concerto celebrativo dos seus 15 anos de existência formal, com a participação especial dos músicos Maria João, João Farinha e Silvan Strauss.
“TP50 15 ANOS: CARTA A HORTÊNCIO LANGA” é o título dos concertos que visam celebrar a existência do gruo evocando a vida e obra de Hortêncio Langa, fundador do TP50 e músico de referência nacional, cuja carreira cheia de êxitos teve alcance internacional e que não se limitou a cantar, tocar e compor canções, mas notabilizou-se como escritor e artista plástico e ainda como docente na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane.
Hortêncio Langa foi o impulsionador da fundação do TP50 em 2007, volvidos cerca de 40 anos de existência e atuação informal do grupo. Na verdade, a génese do coletivo vem dos anos 70 e 80 onde profundos ideais embutidos de valores humanistas juntavam gente de todos os credos, cores e origens em noites de sonho onde o importante eramos todos, e a meta era um país de bem-estar, equidade, justiça e tranquilidade.
Assim, este é o ano do 15º aniversário do TP50 com o balanço de criação e apresentação de 41 espetáculos temáticos, onde se misturam música, dança, teatro, vídeo, fotografia e poesia, com participação de cerca de 271 artistas, produtores e técnicos de vários continentes. O grupo criou um Portal da Música Moçambicana, uma coleção de Songbook, concebeu e realizou espetáculos e músicas educativas infantis.
Nestes 15 anos de atividade formal o TP50 gravou um DVD, 4 CDs e criou 20 músicas próprias além de vários clips sempre de conteúdo social.
Estes concertos contam com o patrocínio do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.
Bilhetes: 600/500.00MZM (Clube Cultural, estudantes e < 12)
Local: Sala Grande do CCFM
20h00