A Rede Camões em Maputo promove, no âmbito das comemorações do 5º Centenário do nascimento do escritor maior da literatura portuguesa, o concurso “500 anos de Camões”.
Os candidatos a este concurso, que deverão ter nacionalidade moçambicana, poderão submeter textos nas modalidades de conto, poesia e banda desenhada que apresentem uma relação evidente com a vida, a obra ou o estilo literário de Camões.
O prazo para a submissão dos textos decorre até ao dia 15 de agosto. Os trabalhos apresentados a concurso serão, posteriormente, avaliados de acordo com os critérios explicitados no regulamento do Prémio por um júri externo. Serão premiados os três melhores trabalhos de cada uma das modalidades previstas para o Prémio (conto, poesia e banda desenhada). O valor dos prémios consta no regulamento, que pode ser consultado na biblioteca do Centro Cultural Português em Maputo, nos Centros de Língua Portuguesa na UEM e na UP-Maputo e, virtualmente, neste website - REGULAMENTO.
O concurso “500 anos de Camões” tem como objetivo principal fomentar o interesse dos moçambicanos pelo estudo de Luís de Camões, um poeta cuja obra ficou marcada pela sua passagem por Moçambique, e incentivar uma maior apreciação e compreensão da sua contribuição para a literatura em língua portuguesa.