No âmbito do Festival de Fado de Maputo, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe, no dia 9 de junho, às 15h30, uma conferência de guitarra portuguesa, realizado por André Dias, e a exibição cinematográfica do documentário “Guitarras à portuguesa”, de Ivan Dias.
O Festival do Fado regressa a Maputo para apresentar a sua segunda edição física. Em 2020, Moçambique recebeu o festival no formato híbrido, e contou com a presença de Fábia Rebordão, Cuca Roseta e Sara Correia. Em 2022, já no formato físico, o Festival trouxe até Maputo os fadistas Katia Guerreiro e Hélder Moutinho, dois grandes nomes no Fado. Este ano, o programa conta com o concerto de um dos maiores nomes do Fado contemporâneo: a fadista Carminho, que irá actuar em Maputo no dia 8 de Junho, no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel.
No dia 10 de Junho, os amantes de fado terão também a oportunidade de assistir a um concerto de guitarra portuguesa, pelas “mãos” de André Dias, na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, no âmbito da festa organizada pela Comissão Organizadora dos Eventos da Comunidade Portuguesa.
Esta iniciativa está inserida na Celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e visa dar a conhecer o Fado a todos os apreciadores deste estilo musical, considerado Património da Humanidade.
O Festival de Fado é um evento internacional que se realiza em dezassete cidades dos quatro continentes do mundo: Europa, África, América Latina e Ásia. Esta iniciativa cultural conta com o apoio institucional de várias entidades portuguesas, entre as quais se destacam a Presidência da República Portuguesa, Embaixada de Portugal em Maputo, Camões - Centro Cultural Português em Maputo e Museu do Fado.
9 junho
15.30 Conferência “A Guitarra Portuguesa”, André Dias, 50 min
16.30 Cinema “Guitarras à Portuguesa”, Ivan Dias, 90 min
Local: Camões - Centro Cultural Português de Maputo
Entrada livre.
André Dias é um reconhecido músico de Guitarra Portuguesa. É um dos jovens talentos da Guitarra Portuguesa mas que tem já uma vida de Fado nos seus acordes. Descobriu a Guitarra na infância e na última década, já enquanto profissional, pisou os maiores palcos nacionais e internacionais, Festivais, Televisões e Casas de Fado. Atuou ao lado da maioria dos mais consagrados nomes contemporâneos do Fado e acompanha habitualmente a fadista Carminho.
Toda a informação em:
https://festivalfadomaputo.com
https://www.facebook.com/festivalfadomaputo
https://www.instagram.com/festivalfadomaputo/
Concerto Carminho: O espetáculo é gratuito. Para aceder aos bilhetes, deverá dirige-se Consulado Geral de Portugal em Maputo e solicitar a entrada. Os bilhetes são limitados mediante a lotação da sala