A cidade da Beira acolhe, nos dias 1 e 2 de abril, dois concertos no âmbito da iniciativa Crossing Borders – Intercâmbio Cultural Musical, reunindo, no palco da Casa da Cultura da Província de Sofala, músicos e artistas do Centro de Moçambique e músicos austríacos. O destaque destes concertos vai para a Banda Bom Dia e Danny Ranks, composta por quatro músicos austríacos, que serão acompanhados por dois músicos moçambicanos, a saber: Nito Djembe e Nazir.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela produtora beirense Mango Sound Mozambique, tendo como objectivo fomentar o intercâmbio cultural através da música e, ao mesmo tempo, promover os artistas moçambicanos locais, bem como a cultura e a beleza da região Centro de Moçambique. A interacção e as actuações serão filmadas tendo em vista a produção de um documentário.
Além destes dois concertos, estão previstas actuações na Província de Manica, nomeadamente na cidade de Chimoio (a 7 de Abril) e em Sussundenga (a 9 de Abril – ainda sujeito a confirmação).
Esta iniciativa conta com o apoio do Gabinete do Primeiro-Ministro da Áustria e com a Embaixada deste país em Pretória, para as deslocações dos músicos austríacos, e do Camões | Centro Cultural Português – Pólo na Beira, para as deslocações dos músicos moçambicanos e produção do documentário.