No dia 25 de outubro, às 17h30, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe uma iniciativa promovida pelo Observatório Cultural de Moçambique (OCULTU) subordinada ao tema Desafios das indústrias culturais e criativas na geração de emprego em Moçambique. A sessão será dinamizada pelo docente e pesquisador na área cultural e produtor musical Rufus Macuvule.

O Plano Quinquenal do Governo de Moçambique (2015 -2019) definiu como umas das prioridades a promoção do emprego, a melhoria da produtividade e da competitividade. No sector da Cultura e do Turismo, a grande aposta consiste no desenvolvimento das Indústrias Culturais e Criativas. Encontra-se em fase de implementação a Política das Indústrias Culturais e Criativas, aprovada pela Resolução Nº 34/2016 de 12 de Dezembro. Que mecanismos podem permitir a transformação da produção artística em fonte de geração de renda? Quais são os sectores mais dinâmicos e promissores das Indústrias Culturais e Criativas em Moçambique?

Estas e outras questões serão objeto de discussão nesta sessão, que contará com a participação de gestores e promotores do sector cultural e criativo, com o objetivo de refletir e trazer recomendações sobre o tema.

A iniciativa conta com o apoio da Cooperação Suíça.

Nota Biográfica:

Rufus Maculuve é licenciado em Gestão e Estudos Culturais pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC, 2012) onde leciona Produção Cultural. É co-fundador da Kaleidoscopio - Pesquisa em Políticas Públicas e Cultura, Diretor Executivo do Music Crossroads Moçambique desde 2009 e colaborador no programa Umoja. É também músico autodidata e membro fundador da banda Kapa Dêch.

17h30-19h30