O Encontros com Arte é uma iniciativa do Centro Cultural Português da Beira (CCPB) que decorrerá regularmente até ao fim de 2022. Com a principal finalidade de promover encontros entre a comunidade beirense e artistas de várias áreas, tanto locais, como nacionais e internacionais, objetiva-se a troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos artísticos. Várias áreas da cultura terão espaço nestes encontros, desde a música, o teatro, as artes plásticas, entre outras. Pretende-se chamar todos os artistas da cidade ao CCPB para que partilhem, dialoguem e, acima de tudo, (re)criem a Arte.

O 8º Encontro com Arte tem como convidado Dany Wambire.

Dany Wambire nasceu em 1989, na província de Manica, região central de Moçambique. É docente de História na Universidade Licungo, Extensão da Beira.

Wambire é coordenador da Associação Literária Kulemba, diretor da revista Soletras, diretor da Editora e Livraria Fundza e coordenador do FLIK – Festival do Livro Infantil da Kulemba, que teve a sua 5.ª Edição no mês corrente, bem como coordenador da FLIB – Feira do Livro Internacional da Beira, que já vai para a sua 2.ª Edição.

Como escritor, produziu duas coletâneas de contos, designadamente A Adubada Fecundidade e Outros Contos e A mulher Sobressalente, ambos publicados no Brasil pela Malê Editora. Igualmente, é autor da coleção de crónicas O Curandeiro Contratado pelo Meu Edil e o livro juvenil Quem Manda na Selva, além de ter participado em diversas antologias em Moçambique, Brasil e Portugal.

Em 2013, recebeu uma menção honrosa no Prémio Internacional José Luís Peixoto. Dany Wambire, recentemente, participou na 23.ª Edição do Correntes d’Escritas 2022, na Póvoa do Varzim, em Portugal.

17h30