O Encontros com Arte é uma iniciativa do Centro Cultural Português da Beira (CCPB) que decorrerá regularmente até ao fim de 2022. Com a principal finalidade de promover encontros entre a comunidade beirense e artistas de várias áreas, tanto locais, como nacionais e internacionais, objetiva-se a troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos artísticos. Várias áreas da cultura terão espaço nestes encontros, desde a música, o teatro, as artes plásticas, entre outras. Pretende-se chamar todos os artistas da cidade ao CCPB para que partilhem, dialoguem e, acima de tudo, (re)criem a Arte.

O 11º Encontro com Arte tem como convidado Hélder Bruno Martins.

Hélder Bruno Martins nasceu em Coimbra, em Portugal, em 1976, e reside desde sempre na Lousã, uma vila da região centro.

É doutorado em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020), mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra (2005) e licenciado em Educação Musical pela ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra (1999).

É consultor especialista na Direção Geral das Artes; investigador no INETmd e no CEJ/UA. Tem trabalhos produzidos nas áreas da música, da cultura, da economia e da política. É autor de artigos, comunicações, prefácios, de livros e livros-cd, dos quais se destaca “Jazz em Portugal (1920-1956)”, Almedina, 2006.

Colaborou no projeto de investigação liderado pelo neurocirurgião Carlos Calado (Hospital São José, Lisboa) intitulado “O efeito da Música e a Importância da Musicalidade na Dor do Pós-operatório” (Calado, 2015). Tem dedicado especial atenção às questões da música-identidade-emoções.

Em 2018, editou o seu primeiro álbum de originais intitulado “A Presença, serena e terna”. Atualmente, prepara a edição do segundo álbum “Under a Water Sky”, que será lançado em maio no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Este trabalho conta com as participações de Maria João (cantora de jazz), Sérgio Carolino (tuba), Mafalda Camilo (voz), Marito Marques (percussão), Ana Maria Rosa (voz), O Gajo (viola campaniça), Carlos Martins «Rato» (voz), Ricardo Martins (voz), Maria Kagan e Tünde Hadady (violinos), Rogério Monteiro (viola d’arco), Feodor Kolpashnikov (violoncelo), Miguel Falcão (contrabaixo).

17h30