O Encontros com Arte é uma iniciativa do Centro Cultural Português da Beira (CCPB) que decorrerá regularmente até ao fim de 2022. Com a principal finalidade de promover encontros entre a comunidade beirense e artistas de várias áreas, tanto locais, como nacionais e internacionais, objetiva-se a troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos artísticos. Várias áreas da cultura terão espaço nestes encontros, desde a música, o teatro, as artes plásticas, entre outras. Pretende-se chamar todos os artistas da cidade ao CCPB para que partilhem, dialoguem e, acima de tudo, (re)criem a Arte.

No primeiro Encontro com Arte, vamos até Portugal, mais concretamente até à Lousã, para conhecermos o Ateliê Eliseu e os pintores José Eliseu e Sérgio Eliseu, pai e filho, descendentes de uma família com larga e reconhecida tradição no mundo das artes. Através da mediação de Malero Jeque, colaborador-bolseiro do Centro Cultural Português da Beira, o público conheceu o Atelier Eliseu, a distância, e pôde refletir sobre questões relacionadas com a pintura paisagística, com o restauro e com a arte interativa, inscrita na Arte Contemporânea com os artistas convidados.

José Guilherme Das Neves Eliseu começou a trabalhar muito cedo nas antigas oficinas decorativas do seu avô, Severino Eliseu, na antiga quinta do Arco Pintado (Coimbra), acompanhando, mais tarde, o seu pai de terra em terra nas atividades do restauro de arte sacra. Pelo meio, é de destacar uma passagem pelo campo da fotografia profissional, tendo trabalhado, durante cerca de dois anos, numa casa fotográfica de Lisboa pertencente a um tio seu. Após a sua saída do exército, onde recebeu louvores antes e depois do 25 de Abril de 1974, deu início na Lousã, com a abertura de um ateliê na rua Dr. Pires de Carvalho, a uma atividade profissional ligada essencialmente à criação, conservação e restauros de obras de arte. Contudo, a par deste trabalho, surgiu a paixão pela pintura paisagística, retratos de um Portugal quase desaparecido, costumes do mundo rural praticamente inexistente, descambando de quando em vez por outros temas, desde o retrato ao monumental, consoante a necessidade de evasão e de inspiração, fazendo, por vezes, algumas “surtidas” ao campo da pintura intervencionista. Expôs os seus trabalhos, pela primeira vez, em 1975 na consagrada Galeria “O Primeiro de Janeiro” (Coimbra) e, desde então, não parou mais, contando com inúmeras exposições individuais e coletivas, tanto em Portugal como no estrangeiro. Encontra-se representado no Museu Sarah Beirão, na Universidade de Coimbra, no Turismo de Pombal, Tokushima - cidade geminada com Leiria no Japão, Museu Álvaro Viana de Lemos, Instituto Superior de Viseu, Museu Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Biblioteca de Tomar, Presidência da República portuguesa, assim como em numerosas coleções particulares, tanto nacionais como estrangeiras, designadamente, E.U.A., França, Espanha, Brasil, Canadá e Noruega.

Sérgio Eliseu é doutorado em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; Mestre em Criação artística Contemporânea pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro; Licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; É Professor convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, bem como Professor Adjunto no ISCE Douro: Penafiel, Porto. Expõe em contextos artísticos desde 1994.

17h30