O Encontros com Arte é uma iniciativa do Centro Cultural Português da Beira (CCPB) que decorrerá regularmente até ao fim de 2022. Com a principal finalidade de promover encontros entre a comunidade beirense e artistas de várias áreas, tanto locais, como nacionais e internacionais, objetiva-se a troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos artísticos. Várias áreas da cultura terão espaço nestes encontros, desde a música, o teatro, as artes plásticas, entre outras. Pretende-se chamar todos os artistas da cidade ao CCPB para que partilhem, dialoguem e, acima de tudo, (re)criem a Arte.

O 4º Encontro com Arte tem como convidado Paolo Ghisu.

Paolo Ghisu nasceu e cresceu em Trento, na Itália. Licenciado em Economia e Relações Internacionais, passou por várias ONG e organizações internacionais, para as quais colaborou, gerindo projetos em todo o mundo. Entre 2018 e 2021, viveu na Beira, Moçambique, onde trabalhou como coordenador do Consórcio Associações com Moçambique (CAM), uma ONG italiana, e com outras organizações internacionais.
O fotógrafo sempre foi apaixonado pela fotografia e, em 2020, decidiu torná-la parte da sua vida profissional, quando iniciou um curso de formação em fotografia e narração visual de histórias com fotógrafos italianos e brasileiros. Através do seu trabalho, conta histórias de sustentabilidade, diversidade, vulnerabilidade e resiliência. Atualmente, vive entre a Itália e Moçambique.

Desde o passado dia 22 de março, Paolo Ghisu expõe na Galeria do Centro Cultural Português da Beira o seu projeto Fully Booked: A Vida no Grande Hotel da Beira que podemos apreciar até ao próximo dia 29 de abril.

FULLY BOOKED é a primeira reportagem de Paolo Ghisu, realizada entre outubro de 2020 e julho de 2021. O fotógrafo começou a visitar regularmente o Grande Hotel, inicialmente para documentar o trabalho ali realizado pela ONG Terre des Hommes Itália (TDH). Com o passar do tempo, muitos dos habitantes começaram a abrir-lhe as portas das suas casas. Durante meses, partilhou com os moradores muitos momentos quotidianos, assentes na precariedade, mas, por outro lado, na força e na determinação para enfrentarem o dia a dia.

17h30