O Encontros com Arte é uma iniciativa do Centro Cultural Português da Beira (CCPB) que decorrerá regularmente até ao fim de 2022. Com a principal finalidade de promover encontros entre a comunidade beirense e artistas de várias áreas, tanto locais, como nacionais e internacionais, objetiva-se a troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos artísticos. Várias áreas da cultura terão espaço nestes encontros, desde a música, o teatro, as artes plásticas, entre outras. Pretende-se chamar todos os artistas da cidade ao CCPB para que partilhem, dialoguem e, acima de tudo, (re)criem a Arte.

O 17º Encontro com Arte tem como convidado Rafael Gallo.

Rafael Gallo nasceu em São Paulo, no Brasil, em 1981. É músico, professor e escritor.

Como músico e professor, colabora no desenvolvimento de trilhas sonora para a TV, cinema e outros medias, integrando, igualmente, o corpo docente da Academia Internacional de Cinema, uma das escolas mais prestigiadas do Brasil, com sede em São Paulo.

Desde pequeno, tem dado azo à sua imaginação, criando histórias e inventando personagens. A sonhar com o mundo das artes e letras, compilou uma série de contos num volume intitulado “Réveillon e outros dias”. Apesar de o livro não ter sido aceite por algumas editoras, o jovem sonhador nunca desistiu, tendo concorrido ao Prémio SESC de Literatura, um concurso brasileiro para autores de obras inéditas. Rafael Gallo vence o Prémio e vê o seu livro de contos publicado, em 2012, pela Record, posicionando-se como escritor ficcionista.

Em 2015, igualmente pela Editora Record, publica o romance “Rebentar”, vencedor do Prémio São Paulo de Literatura, no ano seguinte, em 2016.

Este ano, a 16 de novembro, data do aniversário de José Saramago, Gallo, com o pseudónimo de Pestana, vence a 12.ª edição do Prémio Literário José Saramago, de entre centenas de candidatos, com mais um romance, “Dor Fantasma”. A obra será publicada em Portugal, pela Porto Editora, editada no Brasil, pela Globo Livros, e será distribuída em todos os países lusófonos.

Rafael Gallo tem ainda diversos textos em antologias, como a Desassossego (Edição Mombak, 2014) e Machado de Assis Magazine (Edição Biblioteca Nacional, 2012) e coletâneas, incluindo publicações em países como a França, os Estados Unidos, Cuba, Equador e Moçambique.

17h30