O Encontros com Arte é uma iniciativa do Centro Cultural Português da Beira (CCPB) que decorrerá regularmente até ao fim de 2022. Com a principal finalidade de promover encontros entre a comunidade beirense e artistas de várias áreas, tanto locais, como nacionais e internacionais, objetiva-se a troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos artísticos. Várias áreas da cultura terão espaço nestes encontros, desde a música, o teatro, as artes plásticas, entre outras. Pretende-se chamar todos os artistas da cidade ao CCPB para que partilhem, dialoguem e, acima de tudo, (re)criem a Arte.

O 14º Encontro com Arte tem como convidada Teresa Noronha.

Teresa Noronha nasceu em Moçambique, em 1965.
Licenciou-se em Agronomia, em 1986, pela Universidade Eduardo Mondlane e, em 1988, foi para a França, mais concretamente para a cidade de Montpellier, com o intuito de frequentar o mestrado em Desenvolvimento Rural.
Em 1991, mudou-se para Portugal, onde foi professora de Matemática, Ciências e Francês, primeiro em Lisboa e, mais tarde, nos Açores, em Angra do Heroísmo. Cinco anos depois, iniciou-se na tradução e, posteriormente, na edição de livros na Editora Fim de Século (1999) e na Íman Edições (2000-2004, onde foi inclusivamente uma das sócias fundadoras.
Teresa Noronha traduziu vários romances do francês para português, tanto para a Editora Teorema, como para a Íman Edições e para a Editora Barco Bêbado. As suas traduções mais recentes são “O curto vestido de festa” e “A inesperada de Christian Bobin”, escritor francês, editadas pela Editora Barco Bêbado. Igualmente, traduziu livros de poesia a partir do castelhano.

Em 2004, regressou a Moçambique para trabalhar como editora na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa. Neste âmbito, editou mais de setenta livros, na sua maioria de literatura infantojuvenil.
Como escritora, ganhou o Prémio Nacional da Editora Alcance para o livro infantil, com “A Viagem de Luna” (2015), o Prémio Maria Velho da Costa/SEC, com o romance “Tornado” e, com o mesmo romance, o Prémio PEN Clube Português para a narrativa. “Tornado” é também semifinalista do Prémio Oceanos 2022.

17h30