O livro de poesia Ensaios Poéticos, de M. P. Bonde, é apresentado pelo escritor e professor universitário António Cabrita, numa sessão que conta ainda com a participação de Sérgio Muiambo, Urraca Mondlane e Salésio Massango.
M. P. Bonde faz parte do coletivo Arrabenta Xitokozelo, fundado em Agosto de 2005 e sediado no Teatro Avenida, em Maputo. O coletivo é constituído por amantes e entusiastas da literatura, motivados pelo estudo e pela investigação estética da arte, no geral e da literatura, em particular e na sua infinita universalidade.
Segundo Fernanda Angius, percorrendo as páginas de Ensaios Poéticos, chega-nos uma mensagem nostálgica da infância perdida, ou de um sonho adiado: “Pode ser que ao anoitecer as gaivotas se cansem da faina e partam para a nossa Ítaca do Indico e, como elas, seguirei o rasto salgado do cardume aprisionado no sonho”.
M. P. Bonde revela na sua escrita a influência de muitas leituras e dos grandes mestres da literatura. Ao lê-lo, várias vozes bem conhecidas da literatura moçambicana e universal ressoam nos nossos ouvidos, num eterno diálogo intertextual.