No âmbito do Festival do Fado de Maputo, apresentamos o documentário FADO, no dia 15 de junho, às 18h00, na Biblioteca do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.
Projeto documental que pretende captar o incaptável. Explicar o que não se explica. Decifrar o fado – Como nasce. Se dizem que se nasce fadista, como se define o que se sente, de onde parte interiormente? Vários mestres orientais acreditam que o conhecimento só se passa de forma presencial, será que através da tecnologia podemos captar a presença intemporal de um mestre e sentir o seu conhecimento? Documentário onde se tenta explicar o que é o fado, para quem o conhece e para quem não o conhece, do ponto de vista interior do “fazedor” do fado. Do compositor ao guitarrista, passando obrigatoriamente por quem o canta, mas também por quem o estuda. E assim através destes testemunhos conseguirmos explicar o invisível. O lado interior do Fado.
Realização: Sofia de Portugal e Aurélio Vasques
Direção e fotografia: Aurélio Vasques
Estreia: 2012
Duração: 50 minutos
Produção: Fernando Centeio
Produtora: Zufilmes
Com: Beatriz da Conceição; Carlos do Carmo; Mariza; Camané; Carminho; Ricardo Ribeiro; Joel Pina; José Manuel Neto; Maria do Rosário Pedreira; José Pracana; Ivan Lins; Rui Vieira Nery.
Falado em Português | Legendas em Inglês
Música: Fado Armandinho - Armando Freire (Armandinho); Caixinha de Música - José Nunes; O Meu Sentir - Jaime Santo.
18h00