Exposição de pintura, composta por vinte telas, pintadas por João Timane, com recurso à técnica mista.

A exposição retrata o dia a dia do povo moçambicano e resulta da deambulação do próprio Autor que faz refletir, na sua arte, o quotidiano e as memórias que guarda de todos os lugares que já conheceu.

Durante quase um mês, o Centro Cultural Português, Polo da Beira, acolhe  a exposição de João Timane e a realização de algumas atividades paralelas, entre as quais um workshop de pintura.

 

Biografia:

João Timane nasceu em Moçambique, na cidade de Maputo. Formou-se pela Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo e, atualmente, é estudante de Marketing no Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique. Timane lecionou Pintura Artística às crianças do bairro do Aeroporto, inspirado nos ideais do grande mestre Malangatana, em Maputo, onde vive. Em 2016, ganhou uma menção honrosa pelo trabalho artístico apresentado no concurso promovido pelo Museu Nacional de Arte de Maputo. No seu currículo, consta a participação em três exposições individuais de pintura em Moçambique e Portugal. Participou em mais de uma dezena de exposições coletivas, em Moçambique e outros países. Igualmente, tem ilustrado capas de livros, revista e cartazes nacionais e internacionais. É membro do Núcleo de Arte, na cidade de Maputo.

 

PRÉMIOS

Menção honrosa – Anual Mozart 2017

Vencedor do prémio Mozal na categoria de artes plásticas – 1.ª edição, 2018.

 

EXPOSIÇÕES RECENTES

2019

  • Bienal de Arte EXPOFACIC – Museu da Pedra – Cantanhede, Portugal
  • Memórias de Um Povo - Galeria Welcome To Art – Lisboa, Portugal
  • Expo Crescente – Galeria Kulungwana – Maputo, Moçambique

Inauguração dia 11 de julho.