No dia 6 de abril, às 18h00, inaugura na Fortaleza de Maputo a Exposição da 4ª edição da Residência Criativa Audiovisual UPCycles, organizada pela Associação Amigos do Museu do Cinema em Moçambique (AAMCM).
A Residência Artística UPCycles é uma iniciativa de incentivo à criação artística, à mobilidade e ao intercâmbio entre artistas emergentes dos PALOP, cuja 1.ª edição se realizou em 2019. Durante um período de dois meses, num regime de desenvolvimento à distância, seguido de dias intensivos de finalização e montagem, os participantes são orientados para a conceção e criação de obras multimédia que “reciclem” imagens do arquivo audiovisual destes países e proporcionem novas interpretações da História e da Memória, a elas associadas, criando novas narrativas.
Este ano, a residência assume um novo formato, contando com quatro artistas-curadores - João Roxo (MZ), Luís Santos (MZ), Sara Machado (PT/MZ) e Tina Kruger (AL/MZ), para além da tutora residente, Ângela Ferreira, que acompanham o desenvolvimento das instalações audiovisuais dos/as artistas emergentes participantes desta edição: Fernando Kahombo (ANG), Hélio Buite (ANG), Lillian Benny (MZ) e Phayra Baloi (MZ), cuja exposição estará patente até 5 de Maio.
Com um programa paralelo de visitas a arquivos e galerias, o grupo trabalhará em residência, a partir de 25 de março, na Fortaleza de Maputo, espaço que acolhe pela quarta vez, e durante um mês, a Exposição da 4ª UPCycles - Residência Criativa Audiovisual.
A UPCycles é organizada pela Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, e conta com o apoio da Fortaleza de Maputo - Direção da Cultura da Universidade Eduardo Mondlane, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Camões - Centro Cultural Português em Maputo.
A AAMCM é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2016, que se dedica à pesquisa e comunicação sobre a(s) História(s) do Cinema em Moçambique.