No dia 14 de novembro, às 17h30, a exposição “Espaços e Cidades em Moçambique”, da autoria de Isabel Castro Rodrigues, regressa à Beira, ao Centro Cultural Português.

“Espaços e Cidades em Moçambique” resulta da obra com o mesmo título, da historiadora portuguesa Isabel Castro Henriques, editada em 1998. Com efeito, a obra foi encomendada à autora pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, tendo servido de catálogo à exposição que, na altura, foi exibida em Moçambique, concretamente em Maputo e na Beira.

A coleção de imagens e respetivas descrições, teve a produção da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e reúne fotografias de Laura Castro Caldas, Paulo Cintra, Isabel Castro Rodrigues, Alfredo Margarido, João Carlos de Senna Martinez, Jorge Murteira, Kok Nam e Francisco José Viegas.

A exposição foi oferecida a várias instituições, como por exemplo ao Arquivo Histórico de Moçambique, que a exibiram ao longo dos tempos, tal e qual como fizeram, ilustrativamente, a Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, e o Centro Cultural Português, tanto em Maputo como na Beira.

“Lugares e espaços de Moçambique” reúne um conjunto de 23 cartazes didático-pedagógicos, com uma beleza inigualável, que nos permitem viajar e conhecer o território moçambicano.

Nas palavras de José Pimentel Teixeira, na edição de 14 de outubro de 2014, no “Canal de Moçambique”, a exposição «muito enriquece a compreensão actual das cidades moçambicanas. Se a maioria dos maiores núcleos urbanos moçambicanos se vieram a constituir ao longo do litoral, Isabel Casimiro “deslitoraliza” a percepção histórica desse processo. Relembra a complexa ligação entre rural e urbano, recusando-a como demasiado demarcada, encontrando as profundas ligações que unem esses aparentes pólos da vida social. Demonstrando assim as “dinâmicas do interior”, como lhes chama, como alimentos daquelas que vieram a ser as grandes cidades do país.»

Design

Filomena Horta

Rui Cecílio

 

Agradecimentos

Maria das Neves Cochofel

João Paulo Borges Coelho

Elisa Costa

Inês Nogueira da Costa

Luís Filipe Pereira

A exposição estará patente na Biblioteca do Centro Cultural Português da Beira, em regime de itinerância, a partir do dia 15 de novembro até dia 02 de dezembro, podendo ser visitada, de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 12h e as 13h e as 18h, e aos sábados, das 09h às 12h.