A exposição intitulada “Português de Moçambique no Caleidoscópio”, da autoria da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira, da Universidade Eduardo Mondlane, vai estar patente na Galeria do Centro Cultural Português da Beira, entre os dias 12 de junho e 30 de julho.

A cerimónia de inauguração integrará o Programa de celebração do Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, organizado pelo Consulado Geral de Portugal e pelo Centro Cultural Português, no dia 10 de junho, às 17h30.

Autoria:

A cátedra de “Português Língua Segunda e Estrangeira” surge no âmbito de um Protocolo de Cooperação, assinado entre a Universidade Eduardo Mondlane e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em 2007. Esta Cátedra foi concebida como um programa de investigação que visa contribuir para a difusão e promoção de estudos sobre a língua portuguesa, assim como para a produção de ferramentas e materiais para o seu ensino como língua não materna.

Apresentação:

A Exposição tem como principal objetivo divulgar informação sobre diferentes facetas do Português em Moçambique (histórica, social, linguística), de forma agradável e acessível à comunidade em geral.

O título da Exposição, “Português de Moçambique no Caleidoscópio”, pretende sintetizar o espírito que lhe está subjacente: tal como num caleidoscópio, a informação foi distribuída em diferentes fragmentos que, em conjunto e com recurso a suportes materiais e tecnológicos diversificados – mapas, gráficos, fotografias, cartoons, gravações áudio, posters – seja capaz de cativar os visitantes e de os sensibilizar para a imensa riqueza linguística deste país.

No seu todo, a Exposição procura celebrar a criatividade linguística da comunidade moçambicana, que emerge e se manifesta, de forma espontânea, na comunicação diária dos seus cidadãos.