A exposição "Voltar aos passos que fora dados" vem em itinerância do Centro Cultural Português em Maputo, estará patente na Galeria do Centro Cultural Português da Beira até ao dia 19 de novembro, enquadrada num conjunto de atividades que constituem o Programa de Celebração do Centenário de José Saramago.

Entre outubro de 1979 e julho de 1980, José Saramago percorreu Portugal de lés a lés a convite do Círculo de Leitores, que comemorava o décimo aniversário da sua implantação em Portugal. O Autor advertiu-nos, após essa deambulação, misto de crónica, narrativa e recordações, que «o fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite... É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos». Este livro motivou a projeção e consecução da exposição “Voltar aos passos que foram dados”, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa e design de André Letria. Carlos Reis é, igualmente, o comissário geral para o Centenário do nascimento de José Saramago.

O CCP-Beira exibirá o conjunto de painéis que desvendam as histórias da viagem pela vida e obra de Saramago, no ano em que se comemora os 100 anos do escritor, que nos deixou a 18 de junho de 2010.

A exposição interessa sobremaneira a toda a comunidade, de todas as faixas etárias, pelo seu carácter informativo e teor didático-pedagógico. É nosso objetivo dar a conhecer mais e melhor José de Sousa Saramago, o escritor português que foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Em 1995, o escritor venceu o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Não esqueçamos, ainda, que Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

Inauguração dia 6 de outubro, às 17h30.