O Camões – Centro Cultural Português em Maputo terá um stand próprio na Feira do Livro, entre 5 e 7 de outubro, no Jardim Tunduro, em Maputo.
O escritor português João Tordo, vencedor do Prémio José Saramago em 2009 com a obra “As três vidas”, estará em Maputo, a convite do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, irá participar na 3.ª edição da Feira do Livro de Maputo, iniciativa do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.
João Tordo participará na abertura da Feira do Livro de Maputo, no dia 5 de Outubro, às 10h00. Nesse mesmo dia, às 15h00, João Tordo (Portugal), Lucílio Manjate (Moçambique) e Paulo Lins (Brasil) são os protagonistas da mesa-redonda “A arte de contar histórias”, que será moderada pelo jornalista David Bamo.
Ainda no dia 5 de outubro, às 18h00, no novo espaço criativo DEAL, o autor é convidado a participar numa “Conversa a partir das obras de João Tordo e Aldino Muianga”, que contará com a moderação de Mbate Pedro.
No âmbito do programa paralelo da Feira do Livro de Maputo, no dia 6 de outubro, às 12h00, João Tordo tem encontro marcado com estudantes de Português da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane para falar sobre “Caminhos da Escrita e da Leitura Literária”.
João Tordo participará na sessão de autógrafos que deverá marcar o final da iniciativa, no dia 7 de outubro, às 16h00.
João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer em vários jornais. Viveu em Londres e nos Estados Unidos. Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura e, alguns anos depois, o Prémio Literário José Saramago 2009 com As Três Vidas (2008), tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom, em 2011. Com o romance O Bom Inverno, de 2010, foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores e do Prémio Fernando Namora; a tradução francesa integrou os finalistas da 6.ª edição do Prémio Literário Europeu. Da sua obra publicada constam ainda os romances: O Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2007), Anatomia dos Mártires (2011), finalista do Prémio Fernando Namora 2012, O Ano Sabático (2013), e Biografia involuntária dos amantes (2014), finalista do Prémio Fernando Namora 2015 e do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores 2015. Os seus dois títulos mais recentes – O Luto de Elias Gro e O Paraíso Segundo Lars D –, editados em 2015, fazem parte de uma trilogia concluída agora, com a publicação d’ O Deslumbre de Cecília Fluss. Os seus livros estão editados em vários países, como França, Itália, Alemanha, Hungria ou Brasil.
A Feira do Livro, promovida e organizada pelo Conselho Municipal de Maputo, pretende promover a leitura e o diálogo entre escritores e leitores, democratizar o acesso ao livro e incentivar o gosto pela leitura, como fonte de conhecimento, prazer e cidadania. Pretende ainda debater a literatura moçambicana e internacional e criar oportunidades para os novos escritores moçambicanos, estimulando a autoria, a criação literária, a leitura, a escrita e a expressão oral.