A Editorial Fundza apresenta na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o livro "A revolta dos bichos", de Miguel Ouana, e a coletânea "O romper da aurora", que reúne contos da autoria dos vencedores do Concurso Literário FLIK 2022.
Ilustrado por Ribeiro Micas, vencedor do concurso de ilustração FLIK 2022, "A revolta dos bichos" é um conto infantil que convoca os leitores a apreciar uma certa paisagem da natureza e a refletir sobre os seus sentidos quotidianos. Segundo garante Miguel Ouana, “Trago neste conto o conflito homem-animal bem como a necessidade da preservação do meio ambiente. Coloco o homem a devastar a floresta, pondo os animais sem teto, o que lhes cria revolta. Eles juntam-se e fazem, tal como os homens, a cerimónia de evocação dos antepassados, de modo a reporem o seu habitat, o que veio a acontecer, mas com inundações sem precedentes na aldeia dos homens”.
Para Miguel Ouana, "A revolta dos bichos" e a literatura infantojuvenil em geral é fundamental porque, além de estimular a imaginação das crianças, prepara-as para se tornarem leitores adultos.
Na mesma cerimónia de lançamento, será apresentado ao público o livro "O romper da aurora", que inclui textos de 15 selecionados do concurso de contos FLIK 2022, todos alunos das escolas secundárias moçambicanas. Entre os autores com contos juvenis publicados na coletânea destacam-se Fiorella Salato, Ayum Matimbe e Emília Gimo, as três primeiras classificadas do Concurso Literário FLIK 2022.
As histórias da coletânea constituída por 69 páginas, em geral, trazem diferentes perspetivas e olhares sobre a realidade e a condição dos moçambicanos. Às vezes, com uma originalidade arrepiante e confrangedora.
"A revolta dos bichos" e "O romper da aurora" serão apresentados pelo escritor Alexandre Dunduro.
18h00