O cluster EUNIC Moçambique, constituído pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, British Council, Embaixada de Espanha, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Centro Cultural Moçambique Alemanha, promove um seminário sobre Cultura Digital e Arte Contemporânea, que terá lugar no dia 16 de abril, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

No âmbito deste seminário, terão lugar, em paralelo, entre às 14h00 e as 17h00, os workshops “Como seguir o rasto de uma obra de arte, na internet?”, orientado em Português pela investigadora Helena Barranha, e “The Missing Chapter // Black Chronicles: Animating the past to imagine the future”, dinamizado em Inglês pela curadora Renée Mussai.

Os workshops são gratuitos e têm o máximo de 10 participantes cada, selecionados a partir de uma fase de candidatura prévia, que decorre entre 19 e 29 de Março.  Os interessados devem enviar candidatura para o endereço geral.camoes-ccp@tvcabo.co.mz, com a seguinte informação: dados do(a) candidato(a), nomeadamente nome completo, contactos, habilitações literárias; bem como identificação clara do workshop que pretende frequentar e respetiva carta de motivação.

Workshop 1 - “Como seguir o rasto de uma obra de arte, na internet?”

Algumas das obras mais relevantes da história da arte mundial circulam hoje, em acesso aberto e gratuito, na Internet. Convertidas em imagens digitais, essas obras de arte passaram a existir também fora do espaço físico dos museus e à margem dos catálogos impressos, o que coloca novos desafios a investigadores e curadores. Embora os museus promovam a divulgação das suas coleções através das redes, a partir do momento em que são colocadas online, as imagens rapidamente adquirem uma vida própria, motivando novas interpretações e recriações.

Neste contexto, ao pesquisar uma determinada obra de arte na Internet deparamo-nos, geralmente, com resultados muito diversos, em que os conteúdos produzidos por instituições de referência coexistem com apropriações individuais, incluindo publicações em blogues e nas redes sociais. Para além de inevitáveis réplicas e trivialidades, essa busca conduz, muitas vezes, a descobertas mais interessantes, nomeadamente a outros projetos artísticos criados por inspiração ou derivação da obra original.

Com base em trabalhos de investigação recentemente realizados, este workshop pretende explorar algumas ferramentas de pesquisa e curadoria online. Os participantes serão convidados a desenvolver um pequeno exercício de investigação sobre uma obra de pintura, articulando dados e imagens disponíveis em plataformas institucionais com outras propostas críticas e criativas, compondo assim um mosaico com diferentes perspetivas sobre a obra original.

Workshop 2 - “The Missing Chapter // Black Chronicles: Animating the past to imagine the future”

Para as organizações de artes de pequeno e médio porte, especialmente as agências de caridade sem fins lucrativos, a digitalização de colecções representa uma série de desafios concomitantes - deficiência em recursos financeiros e humanos, dificuldades com base de dados e sistemas de catalogação de arquivos tornando-se obsoletos no processo, lacunas de conhecimento e mudança contínua de novas tecnologias e políticas digitais, para citar apenas alguns. Este workshop proporcionará uma oportunidade para explorar o mundo digital e analisar algumas das dificuldades e recompensas do posicionamento de arquivo em ambientes multidisciplinares e imersos, reconhecendo a existência entrelaçada de aplicativos digitais dentro de colecções de arquivos fotográficos através da curadoria de "portais de imagens" e recursos associados. Haverá uma experiência digital prática usando o aplicativo de internet do “The Missing Chapter (O Capitulo omisso).”

Os participantes trabalharão no desenvolvimento de suas próprias respostas práticas a uma série de questões-chave:

• O que está em jogo quando digitalizamos excessivamente as colecções históricas - especialmente os arquivos "vivos"?
• Como o acesso Digital é proporcionado e quais os desafios; em outras palavras, o que pode ser perdido na tradução?
• Como é que estes desafios podem diferir quando o material do património esta relacionado à questões criticas de políticas raciais, representação e a proliferação de contra-arquivos?
• Que estratégias podemos adoptar para "liberar" as colecções de arquivos e património dos confins dos contextos de museus e galerias?

Notas biográficas:

Helena Barranha formou-se em Arquitetura (FA-UTL, 1995), tem Mestrado em Gestão do Património Cultural (UAlg, 2001) e Doutoramento em Arquitetura, com dissertação sobre Museus de Arte Contemporânea em Portugal (FAUP, 2008). É Professora Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e Investigadora no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde integra o grupo Museum Studies. Foi Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa, de 2009 a 2012, e coordenadora do projeto unplace – Um museu sem lugar (http://unplace.org/), entre 2014 e 2015. A sua atividade profissional e de investigação centra-se no património cultural, na arquitetura de museus de arte contemporânea, nos museus virtuais e nas exposições de arte digital, temas sobre os quais tem realizado vários estudos e publicações, tanto em Portugal como noutros países. É membro da Associação Acesso Cultura, do ICOM-Portugal e da Europeana Network Association.

 

Renée Mussai é Curadora Sénior e Chefe de Arquivo e Pesquisa no Autograph ABP, uma instituição artística de caridade com sede em Londres que se dedica a promoção de fotografia e o cinema que abordam identidade cultural, raça, representação e direitos humanos. Actualmente, ela é Pesquisadora Associada no Centro de Pesquisa de Identidades Visuais em Arte e Design, Universidade de Johannesburg e candidata ao grau de Doutoramento em História da Arte no University College London. Suas publicações incluem 'James Barnor: Ever Young’ (2015); ‘Glyphs: Acts of Inscription’ (2014), com Ruti Talmor; e em breve, 'Black Chronicles’ (2018).

Fotografia: Resultados de pesquisa no Google sobre o quadro de Domenico Ghirlandaio, Retrato de Giovanna degli Albizzi Tornabuoni, 1489-1490 [03.08.2017]