
O programa Itinerários é fruto de uma parceria entre os Estúdios Victor Córdon e o Camões - Centro Cultural Português em Maputo, que coproduziram uma programação conjunta ao longo de quatro anos (2021 - 2024). O programa pretende criar uma rede entre Moçambique, Portugal e outros parceiros na Europa, com o intuito de promover a internacionalização e apoiar a criação artística moçambicana.
Nesta 2ª edição do programa Itinerários, o estúdio criaivo L'Obrador, em Deltebre (Espanha) juntou-se a esta iniciativa, aumentando o espaço geográfico percorrido pelo coletivo de artistas moçambicanos.
Na 2ª dição este programa, a coreógrafa moçambicana Edna Jaime propôs um coletivo de artistas moçambicanos – Francisca Mirine, Leia Mabasso e Vasco Sitoe. Este coletivo desenvolveu o seu trabalho de criação durante quatro semanas de residência artística, em Deltebre e Lisboa. Este período culminou em três apresentações, onde se propõe uma mostra do trabalho realizado ao longo da residência a operadores culturais convidados, seguido de uma conversa acerca dos processos e realidades dos criadores.
Após a residência em Lisboa e Deltebre, o coletivo de artistas regressou a Maputo, e no dia 4 de dezembro irão também apresentar o seu trabalho, num evento organizado pelo projeto Converge + e plataforma KINANI.
coprodução > Estúdios Victor Córdon e Camões - Centro Cultural Português em Maputo
parceiros > L'Obrador, Converge + e Kinani
apoio > TBA, São Luiz Teatro Municipal, TNDM II
Mediação em Maputo > Edna Jaime
Mediação em Deltebre > Roberto Olivan
Mediação em Lisboa > David Marques
Coletivo de artistas > Francisca Mirine, Leia Mabasso, Vasco Sitoe
Fotografia > Ágata Xavier | EVC