Apresentação do livro "Bairro Indígena Memórias do Esplendor e da Degeneração 1938/40-1966", do autor Juvenal Bucuane. Devido ao decreto em vigor pelas autoridades moçambicanas, o evento será restrito e transmitido nas plataformas sociais, em direto, no Facebook e no Instagram da Alcance Editores.

O livro “Bairro Indígena Memórias do Esplendor e da Degeneração 1938/40-1966” narra factos relativos ao Bairro Indígena, entre os bairros Mafalala, Mincadjuine, kaTlavana, onde o escritor Juvenal Bucuane cresceu desde o seu primeiro ano de vida (1952) até a intempérie que se debateu sobre este subúrbio de Lourenço Marques, em Janeiro de 1966. O bairro foi construído entre 1938 e 1940. Desde a sua construção passando pela sua ocupação, teve vários episódios que não eram senão uma comédia humana protagonizada pelos seus habitantes, cada um com as suas inconfundíveis características. O terrível ciclone denominado Claude. A partir de então, o rumo do bairro mudou, a partir da sua designação de Bairro Indígena passou para o Bairro de Munhuana, com uma pequena passagem pela designação: Bairro Popular da Munhuana.

Muitas personalidades de renome em todos os aspetos sociais, culturais (literatura, artes plásticas, desporto, jornalismo) económicas e políticas do país, tiveram o Bairro Indígena como ponto de passagem e/ou como dos seus futuros voos na vida de Moçambique Independente. Hoje é um bairro que apenas vive das suas reminiscências, enfrentando um mar de contrariedades, dificuldades de todo o tipo em ressaltar o desalento em que as famílias vivem: problemas ambientais, desconforto em épocas chuvosas, défice de relacionamento entre os habitantes do lugar. Em nada lembram o que foi o seu esplendor. É prova disso, o atual estado do bairro, em que as famílias, sem orientação de alguma instituição política, constroem edifícios que não respeitam nenhuma política de urbanização.

Juvenal Bucuane, nasceu em Xai-Xai a 23 de Outubro de 1951. Doutor Honoris Causa em Literatura e Filosofia, pela Cypress International Institute University do Texas (EUA); Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane; Licenciado em Linguística pela Faculdade de Letras (atual Faculdade de Letras e Ciências Sociais) da UEM; Curso de Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro efetivo da Associação dos Escritores Moçambicanos; Membro Honorário do CEMD; Membro Honorário do MIL, Embaixador Cultural da Unión Hispanomundial de Escritores – UHE Moçambique; Membro (na vertente da lusofonia) da IMA. Publicou mais de vinte livros em poesia e prosa (conto, romance e ensaio). Com trabalhos seus publicados em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras.

17h00