Vai ser apresentado publicamente no Centro Cultural Português em Maputo, o livro do autor Juvenal Bucuane, "Geração Charrua: Uma Juventude Literata ao Ritmo do seu Tempo 1983-1986". O mesmo será transmitido em direto através das plataformas sociais, Facebook e Instagram da Alcance Editores.
Uma tela, mesmo assim, exígua, para o desejo que se tem de saber a essência da Revista Literária Charrua, do movimento que a suportou, onde se pode estar defronte do conhecimento da génese, do desenvolvimento e da extinção deste veículo cultural, através do qual um segmento culto da juventude moçambicana, inserido no seu tempo e lugar, soube pegar o testemunho dos fazedores da Independência de Moçambique do jugo colonial e elaboraram um projeto novo para as letras nacionais, dando-lhes uma nova vestimenta. Ou seja, adaptar mesmo corpo a outras formas expositivas em relação ao mundo, usando a expressão literária já sem as marcas da guerra anticolonial, mas sempre de atalaia às perversidades suscetíveis de aconteceram no terreno movediço em que o povo moçambicano ainda se movimentava.
Juvenal Bucuane, nasceu em Xai-Xai a 23 de Outubro de 1951. Doutor Honoris Causa em Literatura e Filosofia, pela Cypress International Institute University do Texas (EUA); Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane; Licenciado em Linguística pela Faculdade de Letras (atual Faculdade de Letras e Ciências Sociais) da UEM; Curso de Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Membro efetivo da Associação do Escritores Moçambicanos; Membro Honorário do CEMD; Membro Honorário do MIL, Embaixador Cultural da Unión Hispanomundial de Escritores- UHE Moçambique; Membro (na vertente da lusofonia) da IMA-Academia Russa. Publicou: mais de vinte livros em poesia e prosa (conto, romance e ensaios). Com trabalhos seus publicados em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras
17h00