No dia 14 de dezembro, às 17h30, o Centro cultural Português da Beira acolhe a cerimónia de lançamento do mais recente livro do escritor Vitorino Ubisse Oliveira. A obra, com a chancela da Massinhane Edições, foi prefaciada pelo escritor Adelino Timóteo que regressará propositadamente à cidade da Beira para apresentar o livro do seu amigo Ubisse.

Sinopse do livro:

“Há exorcismos em Njofane” corresponde a uma colecção de contos de ficção baseada em factos. Trata-se de uma crítica social que transcende a barreira do tempo e das gerações. Ao longo dos oito contos que compõem a obra, está sempre presente a necessidade de algum tipo de exorcismo para esconjurar os males que enfermam as mentes dos protagonistas destas estórias. No texto, ignoram-se propositadamente as regras da ortografia das línguas bantu. O autor baseia-se em parábolas ou ditados populares para sustentar algumas ideias ou atitudes dos personagens.

Em “Há exorcismos em Njofane”, conto intitula a obra, escreve-se sobre o jovem professor Casamula, cujo trajeto de vida é acompanhado de vários infortúnios, o que o leva a recorrer ao curandeirismo e a regressar às origens para esconjurar os males que se apossaram dele; no fim, percebe que os seus problemas nunca terão fim, apesar dos muitos exorcismos.

 

Biografia do Autor:

Vitorino Ubisse Oliveira nasceu na Beira, em 1972. É Filho de pais matswas que assentaram nesta cidade de Sofala por conta de uma vaga de estivador na empresa Caminhos de Ferro de Moçambique. O escritor vive à custa de uma Licenciatura em Ensino de Matemática conseguida a “escopro e martelo”, no ano 2000. Acabou por ir parar à cidade de Inhambane graças a umas zigueziguedas da juventude que tenta, na sua voz, “a todo o custo e infrutiferamente esquecer”. Ubisse tem publicado contos no Diário de Moçambique. Segundo ele, enquanto estiver a produzir, o resto não lhe interessa.