No próximo dia 07 de maio, às 18h, o Centro Cultural Português da Beira acolhe o lançamento do mais recente livro da autora Sara Jona Laisse.

Com a chancela da Gala-Gala Edições, o livro, que constitui o quarto volume da “Colecção Nossa gente, nossas línguas” e é composto por três partes, distribuídas por 246 páginas, será apresentado pelo Professor Doutor J.C. - Mapera.

Em “Moçambiquero-te”, Sara Jona Laisse estuda textos literários de diversos autores moçambicanos, tanto da geração mais velha como de novos literatos. Entre os livros analisados, constam criações de escritores como Calane da Silva, Adelino Timóteo, Eduardo White, Almiro Lobo, Álvaro Fausto Taruma, Énia Lipanga e Alexandre Dunduro.

Este é o segundo livro de ensaios sobre literatura e cultura da autora, seguindo “Entre o Índico e o Atlântico: ensaios sobre literatura e outros textos”, de 2013, e o terceiro (de estudos de cultura) com a estampa da Gala-Gala, depois de “Moçambique, margem sul: Arte, interculturalidade e outros textos”, de 2022.

Sara Jona Laisse explica que o livro contém textos anteriormente publicados em revistas, assim como capítulos de livros e comunicações. Para a autora, a obra é um convite de regresso, revelando, assim, o seu desejo de pensar Moçambique, de tal modo que usa a expressão “Moçambiquero-te” do poeta Gulamo Khan, do livro “Moçambicanto”: “porque eu quero Moçambique”, menciona.

 

Biografia da Autora:

O livro, o quarto volume da “Colecção Nossa gente, nossas línguas”, é composto por três partes e possui 246 páginas.

Em “Moçambiquero-te”, Sara Jona Laisse estuda textos literários de diversos autores moçambicanos, tanto da geração mais velha quanto de novos literatos. Entre os livros analisados constam criações de escritores como Calane da Silva, Adelino Timóteo, Eduardo White, Almiro Lobo, Álvaro Fausto Taruma, Énia Lipanga e Alexandre Dunduro.

Este é o segundo livro de ensaios sobre literatura e cultura da autora, seguindo “Entre o Índico e o Atlântico: ensaios sobre literatura e outros textos”, de 2013, e o terceiro (de estudos de cultura) com a estampa da Gala-Gala, depois de “Moçambique, margem sul: Arte, interculturalidade e outros textos”, de 2022.

Sara Jona Laisse explica que o livro contém textos anteriormente publicados em revistas, assim como capítulos de livros e comunicações. Para a autora, a obra é um convite de regresso, revelando assim o seu desejo de pensar Moçambique, de modo que empresta a expressão “Moçambiquero-te” ao poeta Gulamo Khan, do livro “Moçambicanto”: “porque eu quero Moçambique”, disse.

 

Biografia do Apresentador:

Martins JC-Mapera, Doutor em Estudos Culturais, pelas Universidade e do Minho. Professor da Universidade Licungo (UniLicungo), de Moçambique. Antigo diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Zambeze (2015–2022). Publicou Realismo e lirismo em Terra sonâmbula, de Mia Couto, e Chuva braba, de Manuel Lopes (2015); Poema aberto e a tela da diversidade (poesia, 2017); Cinzas de cão: ensaios críticos de literatura. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e orienta teses de mestrado e doutoramento na área das literaturas, cultura e sociedade. É membro colaborador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e participa no Projecto “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal”, financiado pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.