Vai ser apresentado publicamente, no dia 22 do corrente mês, pelas 17:00hrs, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo o livro do autor Agnaldo Bata, “Nas Bordas do Arco-Íris”, com a chancela da Alcance Editores.

Sinopse do livro: Quando, na província de Inhambane, um projeto social desenhado por uma ONG Francesa para prover água a um distrito que é assolado por uma seca prolongada falha de forma “inexplicável”, Gabrielle Galliard é enviada a Moçambique para averiguar as causas do fracasso. Esta busca impele-a a mergulhar num passado colonial, onde ela vê-se imersa na complexa história de uma família que residiu no distrito onde o projecto foi implementado, e ela é obrigada a exumar um passado aparentemente esquecido. Para encontrar a resposta pretendida, Gabrielle percebe que terá também de questionar acerca da sua própria identidade e acerca das suas (in) certezas sobre a vida.

Dizem que nasceu no início da década 90 no bairro do chamanculo, periferia da cidade de Maputo. É mestrado em sociologia e acredita na equidade de género e no respeito pelos direitos humanos. Em 2017 publicou a obra “Na terra dos sonhos”, prémio revelação do concurso do Banco de Moçambique para novos talentos. Em 2019 publicou “Sonhos manchados, sonhos vividos” Menção honrosa da IIª edição do prémio Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa. Antes, fez e escreveu teatro por cerca de seis anos com o grupo teatral Skhendla. O Festival Internacional do Teatro de Inverno, organizado pela associação Girassol, era a sua maior casa e “A Queda do Império de Gaza” um dos seus icónicos trabalhos. Os seus contos figuram de diversas antologias nacionais e internacionais, dentre elas “Contos para ler em casa” (2020), “Contágios” (2022) e “Espíritos Quânticos” (2022).

17h00