No dia 26 de janeiro, às 18h00, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento do livro de poesia “O Perfume do Pecado”, obra de estreia de Matilde Chabana, com a chancela da Editora Kulera. O livro será apresentado pelo jornalista, escritor e crítico literário José dos Remédios.

A obra “O Perfume do Pecado” tem a Mulher como tema principal. Com efeito, a obra fala da Mulher como sendo a detentora das respostas para os maiores mistérios da Humanidade que ela própria gerou, como faz saber, numa breve nota de apresentação, o poeta Otildo Guido. Na mesma nota, Guido assinala que, ao ler esta publicação, o leitor se vê diante de textos profundos que carregam a vantagem de, apesar de terem sido escritos por uma mulher, serem destinados a todo o mundo, visto que a poeta, da melhor forma possível, como uma flor, se abre e deixa ficar os seus sentimentos e sonhos.

Biografias:

Matilde Chabana nasceu a 5 de dezembro, em Maputo. É Licenciada em Contabilidade e Auditoria, pela Universidade São Tomás de Moçambique. Possui textos dispersos, publicados em Moçambique, no Brasil e em Angola. É mestre de cerimónias, poeta, declamadora, estilista e professora de dança tradicional moçambicana. Foi apresentadora do sarau Café com Livros. Atualmente é membro e coordenadora dos eventos do projeto Tindzila, responsável do departamento de comunicação do Moz Slam e apresentadora do programa Perdidos e Achados, da TV Correio da Matola. É fundadora de grupos culturais, entre eles o grupo Tinyelete de Chongoene. O livro “O Perfume do Pecado” é a sua obra de estreia.

José dos Remédios nasceu a 1 de agosto de 1987. Tem formação na área de Ensino e uma Licenciatura em Literatura Moçambicana. É jornalista e ensaísta. Possui inúmeros ensaios publicados na imprensa nacional e no Brasil. Atua como assessor na organização de festivais e feiras de livro. É cofundador da editora “Kuvaninga Cartão d’Arte” e colabora com várias outras editoras (nacionais e estrangeiras) na edição de textos e/ou na promoção da literatura moçambicana. Como jornalista, escreveu vários roteiros de vídeos em homenagem a personalidades como Marcelino dos Santos, Ungulani Ba Ka Khosa, Dom Dinis Sengulane, Mia Couto e Paulina Chiziane. Foi roteirista, técnico de som e fotógrafo do documentário “Maputo, a doropa“. O primeiro livro de José dos Remédios, “O Horizonte e a Escrita” (2021), foi publicado sob chancela da editora Fundza, em Moçambique.