No dia 4 de setembro, às 17h30, o Camões – Centro Cultural Português acolhe a apresentação pública do livro “Teoria das Catástrofes Elementares”, da autora Rita Canas Mendes. Este livro tem a chancela da editora Elsinore e conta com a apresentação, em Maputo, por Eliana N’Zualo.
Rita Canas Mendes encontra-se em Maputo nesta data, ao abrigo da Residência Literária promovida pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
Sobre o livro:
“Ensina-nos a teoria matemática que todo o acontecimento súbito e avassalador, a que chamamos catástrofe, não é mais do que o produto de incontáveis pequenas transformações passadas, e que todas as formas e seres, que julgamos fixos e permanentes no tempo, estão sujeitos a imprevisíveis variações futuras. De igual modo, neste seu romance de estreia, Rita Canas Mendes, com o olhar móvel da infância e da adolescência, percorre com humor e ironia os episódios, tristes, cómicos, trágicos e quotidianos, que constituem as vivências das várias gerações de uma família. Decorrido entre Lisboa e Cascais nas décadas de 1990 e 2000, com incursões pontuais pela Guerra Colonial, o norte de Portugal e a Euro Disney, Teoria das Catástrofes Elementares é um romance em estilhaços, um vitral de memórias, traumas e identidades que revisita a história recente do país, confirmando a autora como uma das vozes mais promissoras da nova literatura portuguesa.”
Sobre a autora:
Rita Canas Mendes (Lisboa, 1984) é formada em Filosofia (FLUL) e tem uma pós-graduação em Livros e Novos Suportes Digitais (UCP). Trabalha há vários anos no mundo editorial, tendo passado por diversas chancelas de renome. Atualmente, dedica-se à escrita e à tradução, o que lhe tem permitido conhecer a fundo a obra de grandes autores contemporâneos, tanto na área da ficção como na do ensaio.
Além da escrita e tradução, também ministra workshops para adultos («Como Publicar o Seu Livro») e crianças («Afinal o que É uma Nuvem?» e «Como se Faz um Livro?»), que realiza em escolas, bibliotecas e outras instituições.
Em 2021, ganhou uma Bolsa de Criação Literária. Em 2022 recebeu um financiamento da Sociedade Portuguesa de Autores para a conceção do projeto infantojuvenil «Uma Casa Portuguesa». Em 2024, foram-lhe atribuídas duas residências literárias internacionais, uma pela União Europeia e outra pela CPLP, para desenvolver projetos em Paris e Maputo, respetivamente.
Neste momento, tem oito obras publicadas, todas em áreas distintas — do guia prático ao livro infantil. A mais recente, Teoria das Catástrofes Elementares, publicada pela Elsinore (Grupo Penguin-Random House), foi aclamada pela crítica como «um dos romances portugueses mais sérios e divertidos em muito tempo» (Observador), sendo «irónico e sensível, com um manuseio ágil das palavras» (Público).
Neste momento, está a preparar uma coletânea de poesia e outra de contos.