A Alcance Editores vai apresentar publicamente, no dia 21 de Maio, pelas 17:00h, no Camões-Centro Cultural Português em Maputo, o livro de Lucílio Manjate, Última Memória: Entrevista com Sthoe. A obra será apresentada pelo académico, Prof. Doutor Gilberto Matusse.

Sinopse

Com a idade já bastante avançada, o agente Sthoe contrata os serviços de Dezassete, um taxista que no passado foi suspeito de ter cometido um crime, para o ajudar a redigir cartas destinadas ao seu antigo estagiário, Bernardo Bastante Sozinho. As cartas surgem na esperança de que a correspondência leve o antigo discípulo a aplicar-se em processos de investigação policial. Mas esta não será a única razão e ela pode, inclusive, revelar-se para o leitor ilusória... Dezassete, por sua vez, ansioso em partilhar com o mundo a experiência dos momentos que privou com o agente, momentos de uma amizade, entretanto jamais assumida pelo investigador, decide solicitar os serviços de um escritor para, em honra de Sthoe, vir a ser publicado o livro que o leitor tem nas mãos. Última Memória: Entrevista com Sthoe revela os dramas existenciais destas personagens (e não só...), dramas que chegarão ao leitor a partir de uma estrutura romanesca rizomática, polifónica e cujo pano de fundo lembrará pouco mais de um século da história recente de Moçambique.

 

Nota biográfica do autor:

Lucílio Manjate nasceu em Maputo a 13 de Janeiro de 1981. É formado em Linguística e Literatura e em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane, onde lecciona no Curso de Literatura Moçambicana na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da mesma Universidade. É membro da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e da Sociedade Moçambicana de Autores

(SOMAS).

Para além de docente universitário, Lucílio Manjate é ensaísta, escritor e investigador, tendo organizado antologias literárias e publicado diversas obras em Moçambique, Portugal e Brasil, das quais se destacam:

  • Manifesto (TDM, 2006), Prémio Revelação Telecomunicações de Moçambique.
  • Os silêncios do narrador (AEMO, 2010), Prémio 10 de Novembro.
  • A legítima dor da Dona Sebastião (Alcance Editores, 2013).
  • A triste história de Barcolino, o homem que não sabia morrer (Kapulana Editora, 2017; Cavalo do Mar, 2018, 2022).
  • Rabhia (Edições Esgotadas, 2017; Alcance Editores, 2019; Kapulana Editora,

2022), Prémio Literário Eduardo Costley-White.

Tem também publicado algumas obras infanto-juvenis:

  • O contador de palavras (Alcance Editores, 2012).
  • O jovem caçador e a velha dentuça (Kapulana Editora, 2016).
  • Zua e Mwêdzi vão à caça das palavras (Alcance Editores, 2018).