O livro Visão, obra de estreia do escritor Manuel Mutimucuio, será lançado no dia 17 de Agosto, às 18h00, no Camões- Centro Cultural Português em Maputo. A apresentação estará a cargo do escritor Mia Couto.
Trata-se de um romance que retrata o percurso do moçambicano Enoque para tornar conhecida a sua pequena associação, bem como da europeia Agnes Olsson que busca reconhecimento na Europa a partir de um trabalho impactante em África.
Para o autor, a obra pretende “convidar os profissionais da área do desenvolvimento a fazerem uma introspecção sobre a sua cultura”. Nas palavras de António Branco, antigo governante moçambicano, “mais do que uma estória, [o livro] é um testemunho de uma realidade que todos vivenciamos mas que o Manuel, com a notável simplicidade e extraordinária fluidez da sua linguagem, salpicada de cor e fina ironia, contextualiza de forma excepcional”.
Com a chancela da Editorial Fundza, o livro apresenta também uma leitura do filantropo Greg Carr que descreve a obra e o autor nos seguintes termos: “Manuel Mutimucuio entretém e informa com este retrato vivido de personagens intrigantes no submundo da assistência ao desenvolvimento. O autor viu e viveu neste submundo”.
Depois de lançar o livro na cidade de Maputo, o autor vai rumar para a cidade da Beira, onde irá apresentar a obra no dia 24 de agosto.
18h00