Vão ser apresentados publicamente, no dia 12 de julho, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, os novos livros do escritor Luís Carlos Patraquim, denominados O Senhor Freud Nunca Veio a África e Música Extensa, sob a chancela da Alcance Editores.
Esta iniciativa marca também 40 anos de escrita. Nas palavras do autor: “Quatro décadas a andar nisto de aprender a escrever, desconseguindo a maioria das vezes, acertando quando os deuses generosamente concedem a avara benesse de um sentido, que é o que se pergunta sempre”.
Luís Carlos Patraquim nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 1953. Poeta, jornalista e roteirista de cinema. Colaborador do jornal “A Voz de Moçambique”, refugia-se na Suécia em 1973. Regressa ao país em Janeiro de 1975 integrando os quadros do jornal “A Tribuna”. Membro do núcleo fundador da AIM (Agência de Informação de Moçambique) e do Instituto Nacional de Cinema (INC) onde se mantém, de 1977 a 1986, como roteirista/argumentista e redator principal do jornal cinematográfico “Kuxa Kanema”. Criador e coordenador da “Gazeta de Artes e Letras” (1984/86) da revista “Tempo”.
Desde 1986 residente em Portugal, colabora na imprensa moçambicana e portuguesa, em roteiros para cinema e escreve para teatro. Foi consultor para a “Lusofonia” do programa “Acontece”, de Carlos Pinto Coelho e é comentador na RDP-África.