A convite do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, o Miguel Gullander representa Portugal na 7ª edição da Feira do Livro de Maputo/2021, que decorrerá entre 21 a 23 de outubro e terá Cabo Verde como país convidado.
A 7ª Edição da Feira do Livro de Maputo será em homenagem ao escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, sob a égide do tema “Questionar mais: A literatura à escuta do mundo”. O Conselho Municipal da cidade de Maputo volta a acolher a Feira do Livro de Maputo, desta vez no espaço virtual, reunindo autores, editores, jornalistas, investigadores e críticos de 8 países.
Miguel Gullander irá participar na Mesa 4, no dia 22 de outubro, às 15h00, subordinada ao tema "Como e onde captar a verdade para alertar o mundo?", juntamente com os autores Rafael Cortoisie, Evel Rocha, Virgília Ferrão, Mariana Nalelli e Fernando Salazar Torres e moderação de Chissana Magalhães. A sessão será transmitida online através da plataforma da página de facebook do Conselho Municipal de Maputo; da página de facebook da Feira do Livro e do website da feira.
Nota biográfica de Miguel Gullander:
Miguel Gullander é Mestre em Pedagogia para o Desenvolvimento, docente de Língua Portuguesa de formação e escritor. O seu percurso profissional reparte-se por três áreas complementares e, com frequência, confluentes: cooperação para o desenvolvimento; docência e formação de professores; literatura e gestão cultural. Neste percurso trabalhou e viveu na África do Sul, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Inglaterra, Namíbia, Moçambique, Portugal e Suécia. Nos países africanos trabalhou em projetos de Educação, nas áreas da docência da língua por-tuguesa e da formação inicial e contínua de professores, como Leitor e formador, e também em gestão cultural. Enquanto autor, tem três romances publicados em língua portuguesa (Balada do Marinheiro de Estrada, Perdido de Volta e Através da Chuva) e crónicas em diversas publicações, procurando contribuir com uma reflexão original para a cultura de língua portuguesa enquanto professor e escritor.